Biografia de Tiradentes sairá em 2016 pela Cia das Letras

Figueiredo-MHN-TiradentesComo o lançamento do meu novo livro (Lugar Nenhum – Militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura), muita gente tem me perguntado sobre a biografia de Tiradentes, que eu havia anunciado para este ano de 2015. Por questões estratégicas, eu e a Companhia das Letras decidimos inverter a ordem do lançamento dos livros: Lugar Nenhum sai neste ano e a biografia de Tiradentes fica para 2016.

Ainda em relação à biografia de Tiradentes, posso contar que estou na fase final da pesquisas. Encontrei documentos inéditos em arquivos de Portugal, Estados Unidos e França.

Tiradentes é um personagem riquíssimo. Para além de sua atuação, sempre muito cheia de energia, como militar, revolucionário, dentista, mascate, empreendedor e minerador, há também o homem, o solteirão boêmio, bom de prosa e de viola, o sedutor… As muitas lendas – positivas e negativas – que giram em torno de Joaquim José da Silva Xavier acabaram por escondê-lo. Minha intenção é colocar esse personagem à luz do dia, sem mistificação. Há ainda outros personagens maravilhosos nessa história: o governador de Minas que manipula a Justiça a seu bel prazer, o mentiroso traidor Joaquim Silvério dos Reis, o advogado de Tiradentes, que luta por ele até o final, os inconfidentes, homens cheios de virtudes, defeitos e contradições (aliás, como todos nós!), a rainha louca, a “inconfidenta” que nunca ganhou crédito pela sua participação no movimento, mas que também foi poupada no processo… Enfim, uma grande história. Aguardem…

3 Comentários

Arquivado em História do Brasil, Livro-reportagem

3 Respostas para “Biografia de Tiradentes sairá em 2016 pela Cia das Letras

  1. Claudio Fernandes Ribeiro

    Já tem data prevista para o lançamento da biografia, Lucas? Att., Cláudio.

Deixe um comentário