Sobre o autor

Foto Pablo SaboridoO jornalista e escritor Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968.

Recebeu três Prêmio Esso, dois Vladimir Herzog e os prêmios Jabuti, Folha, Direitos Humanos de Jornalismo, Imprensa Embratel e BDMG Cultural.

Foi repórter da Folha de S.Paulo e dos Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas, entre outros) e colaborador de diversos veículos, como O Estado de S.Paulo, The Intercept_Brasil; Rolling Stone, GQ, BBC de Londres, Der Tagesspiegel de Berlim e Defue Sud de Bruxelas). Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco.

Em 2015, foi um dos autores convidados do 35º Salão do Livro de Paris, que teve o Brasil como país homenageado.

É autor dos livros-reportagem Morcegos negros, Ministério do silêncio, O operador, Olho por olho, Boa ventura!, Lugar Nenhum e O Tiradentes (leia mais sobre os livros de Lucas Figueiredo aqui). Atualmente escreve a biografia de Juscelino Kubitschek, que será publicada pela Companhia das Letras.

Seu nome batiza a Sala de Leitura Lucas Figueiredo da ala de detentos do presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

85 Respostas para “Sobre o autor

  1. Samuel Loures

    Caro Lucas, obrigado pelas belas obras e pelo excelente trabalho. Aprendi a gostar de história com os seus livros e com os do Jorge Caldeira. Para mim, o Boaventira e O Tiradents são livros que conto sempre que tenho oportunidade de falar da história do nosso país.
    Minha cunhada é Turismologa em Itaverava e está para implantar um monumento ao descobrimento da primeira pepita de ouro reportada à coroa portuguesa. Inclusive, por ideia nossa após ler a história e ver como não valorizamos tão importantes acontecimentos. Gostaria de convidá-lo a participar. Não sei quando será a inauguração, além de todas as restrições atuais, mas já fica o convite. Tomar um café discutindo suas pesquisas e nossa história seria uma grande satisfação também
    Forte abraço!

    • Prezado Samuel. Os livros fazem o mundo girar, não é mesmo? Fico feliz que você tenha gostado. Caso consiga compatibilizar a agenda, será um grande prazer participar da cerimônia de inauguração do movimento em Itaverava. Um grande abraço.

  2. Lucas Figueiredo

    Olá, Lucas!

    Temos quase o mesmo nome e olha que somos até da mesma região (sou de Contagem-MG). Esses dias me deu na telha de procurar na internet sobre a história da minha família Figueiredo (da região de Paraopeba-MG), temos a mesma origem, será? Se sim, se tiver algum material, podemos compartilhar? Obrigado 🙂

    • Os Figueiredo da minha família são de Dom Joaquim, próximo de Paraopeba, portanto devemos ser do mesmo ramo familiar. E, por coincidência, também morei em Contagem. Mas infelizmente, não tenho material sobre os Figueiredo. Um abraço.

  3. Elton Belo Reis

    Olá meu caro e nobre Lucas Figueiredo. Estou muito satisfeito em poder direcionar a sua pessoa e antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo seu livro publicado O TIRADENTES. Tornou um livro de cabeceira se assim me permite exprimir, só esta faltando nele o seu autografo. Lucas, existe uma confusão muito grande em referencia a existência ou não da maçonaria no Brasil Colonia. Portanto, poucos tem a noção de que naquela época, era permitido aos PEDREIROS LIVRES, inciarem novos maçons por “COMUNICAÇÃO”. Isto foi tolerado até em 1906 quando o Grao Mestre do Grande Oriente do Brasil o Gal. Alvaro Palmeira äboliu e suprimiu” esta atitude. NÃO EXISTIU antes de 1796 LOJAS, mas existiam Maçons individuais e muitos iniciados por “comunicação”. Reza a tradição que desta forma Tiradentes foi “recebido maçom” bem como muitos outros inconfidentes. Tais personalidades, traziam orientações e ideias dos Iluministas tanto Franceses quanto Ingleses Prova disto que andava na algibeira com livro proibido na época Recueil, em francês. Sem falar nas fragatas que aportavam em Paraty, Salvador e até mesmo no Rio de Janeiro com Maçons oriundos de “Lojas Constituídas” na Europa. Acredito sim, que Tiradentes conseguiu atravessar o oceano indo a Europa também, pois justamente no ano que Isolde alerta em seu livro (com afirmação de provas documentais) pouco vemos atividades de Tiradentes no Brasil. Parabéns pelo seu livro, tenho indicado bastante, já o li pela segunda vez e agora estou dissecando, um fraterno abraço ELTON BELO REIS – Barbacena MG

  4. Gabriela

    Oi, eu sou historiadora. Ainda estou na faculdade

    Estou precisando da sua ajuda. Você que pesquisou muito a vida de Tiradentes, eu comprei o seu livro. E vi as suas fontes. Uma delas foi Autos de Devassa.
    Fico muito chateada porque tem um livro que contexta os Autos de Devassa. Não sei se você conhece. Chama O Manto de Penélope.
    A minha professora é fanática com esse livro.
    Quando eu fui apresentar trabalho sobre a Inconfidência Mineira, ela me dismedismentiu.
    Eu fiquei chateada e sai da sala com raiva.
    Ela praticamente negou o plano do cabecinha fora.
    Eu estou angustiada. Me responde, por favor.
    Á propósito parabéns pela biogeografia do Tiradentes. Você é muito caprichoso.

    • Olá, Gabriela
      Os Autos da Devassa são uma compilação de documentos do século XVIII referentes à Conjuração Mineira e os personagens nela envolvidos. O Manto de Penélope é um estudo sobre a conjuração feito por um professor da UFMG. Portanto, duas coisas bem diferentes. Sugiro buscar suas respostas nos autos. Boa sorte!

  5. Ana Cláudia Viana

    Olá, Lucas!
    Enviei-lhe um e-mail sobre a biografia de JK.
    Aguardo seu contato.
    Obrigada!

  6. Antonio Guilherme de Paiva

    Ola Lucas Figueiredo
    acabei de ler seu fascinante livro sobre Tiradentes.
    Duas perguntas :
    1 – em outros livros, que já tive oportunidade de ler, há referências ao papel da Maçonaria na Inconfidência Mineira . Você chegou a ver isto em suas pequisas?
    2 – A pesquisadora gaúcha Isolde Helena Brans que escreveu o livro
    ” Tiradentes Face a Face e artigo Tiradentes Face a Face II, publicado na Unicamp, em 2003″ afirma que Tiradentes esteve em Portugal, durante sua licença e para ratificar sua afirmativa diz que encontrou o registro da entrada de Tiradentes, em documentos na Torre do Tombo. No seu livro você afirma que Tiradentes não viajou para Portugal.
    Gostaria que pudesse me informar se , nas suas pesquisas você encontrou alguma referência ou registro acerca deste fato: a viagem de Tiradentes a Portugal.
    Parabéns pelo excelente livro e fico no aguardo de sua resposta.
    Prof Antonio Guilherme de Paiva

    • Olá, Antonio.
      Fico contente que tenha gostado do livro. E muito obrigado pela mensagem.
      Respondendo suas questões:
      1 – Vários conjurados eram maçons, isso é fato. E também é fato, como está registrado no livro, que os laços maçons permitiram a aproximação dos conjurados com o então embaixador dos EUA na França, Thomas Jefferson. Não há porém nenhum documento ou relato da época que indique que Tiradentes fosse maçom. Pode até ter sido, mas não ficou nenhum registro disso;
      2 – A autora citada afirma que Tiradentes entrou em Portugal em 04/09/1787, mas isso é impossível, já que o alferes só obteve licença para viajar ao Reino, indispensável para a viagem, em 08/09/1787, conforme consta no “Requerimento do alf. Joaquim José da Silva Xavier ao Conselho Ultramarino, para viajar ao Reino”, transcrito nos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, vol. VIII, pgs. 25-6. Outro indicativo de que Tiradentes não fez a viagem é o fato de que em, fevereiro de 1788, ele apresentou no Rio de Janeiro um segundo requerimento para viajar a Lisboa. Ou seja, se algum Joaquim José da Silva Xavier desembarcou em Lisboa na data citada pela autora, certamente era um homônimo (o nome composto e os sobrenomes de Tiradentes eram muito comuns no Brasil e em Portugal naquela época).

  7. eurata

    Lucas você é incrível! Ministério do silêncio foi o que faltava pra eu me convencer a fazer faculdade de história. Não tenho conseguido dormir, estou até deprimida em ler todo esse processo, em que o povo brasileiro foi desumanizado em prol do “Destino Manifesto” travestido de “combate aos subversivos”, que deixa marcas até hoje.
    Gostaria de saber quando você vier a algum evento no RJ, quero ser você quando eu crescer! Incrível seu trabalho, parabéns por reunir tão bem a história desse país que insistem em distorcer!

  8. Youseph Makaby

    Li o seu livro MINISTÉRIO DO SILÊNCIO, achei muito parcial, mas como o sr é petista, esquerdista, comunista, não foi surpresa. O sr está certo, tem que usar o talento pra ganhar dinheiro e prêmios, mesmo contando mentiras,direcionando o leitor para a sua ideologia e desmerecendo alguns personagens. Mas tudo tem um preço, não esqueça. O “Marinheiro” nunca foi identificado nem será)(, tampouco o “Professor”, que o sr nem cita, por não saber da sua existência, claro. Outros agentes estão nas sombras. Alguns já morreram, uma pena. Os tempos estão mudando e, quem sabe, voltaremos à ativa. Os SOLDADOS DO SILÊNCIO estão “sempre prontos”. Não esqueça que os “caçadores” ainda estão por aí. Dessa vez, talvez as coisas sejam diferentes, ou não!!!

  9. sheila

    Boa tarde! Tive a honra de trabalhar em sua casa aos finais de semana cuidando dos meninos.
    Tenho um exemplar de morcegos negros autografado.
    Parabéns pelo seu brilhantismo e seriedade.
    Abraços e beijos nessa linda família
    Aguardando a biografia de Tiradentes.

  10. FABIO DE CAMPOS

    CARO LUCAS, SOMENTE HOJE 31.01.16 TOMEI CONHECIMENTO DO SEU BLOG, PARABENS POR TODA A SUA OBRA. AGUARDO ANSIOSAMENTE A A BIOGRAFIA DE TIRADENTES, SOU FABIO DE CAMPOS PRIMO EM SEGUNDO GRAU DE SUA SOGRA MARIA LINA E PORTANTO EM TERCEIRO DE SUA ESPOSA MARIANA

  11. Vinícius Silva

    Gostaria de parabeniza-lo pelos trabalhos. Uma grande coincidência, estava procurando artigos sobre Tiradentes e cheguei ao seu blog, virei fã hahaha! Mas a coincidência está no fato de seu nome batizar a Sala de Leitura do presídio de Ribeirão das Neves, lugar onde vivi boa parte da minha vida.
    Sucesso pra você, cara!

  12. wellington curado

    Parabens Lucas pelo seu blog. Estarei sempre visitando!!! Abraços

  13. Paulo Martins

    Lucas sou Paulo Martins moro na cidade goiana de Niquelandia.Sou Imperador da Festa do Divino Espirito Santo e como li o seu livro Boaventura gostaria de ver com voce a possibilidade de uma palestra sua durante a Semana da Festa entre os dias 18 e 23 de Maio

  14. Olá, Lucas. Sou apresentadora do Programa Talk Show, veiculado pela webtv FlixTV, e leitora compulsiva. Numa limpeza de armários de uma tia, ela me deu alguns livros e, entre eles, a primeira edição de “Morcegos Negros”. Devorei!!! Amei!!! Sou fascinada por política e seus bastidores. Vi que lançará este ano a história de Tiradentes. Se quiser divulgar no programa, estou às ordens. São 5 anos e meio de existência e promovendo, entre outras coisas, lançamentos de livros e CDs. Adoraria bater esse papo!!

    Grande abraço e parabéns!!!

    • Fico feliz que tenha gostado do livro, Celia. Será um prazer participar do programa quando do lançamento do Tiradentes, que deve acontecer em 2016 e não mais em 2015.
      Abraço.

      • Poxa vida, vou ter que esperar tudo isso? rsrsrsrs….estou à disposição se quiser apenas vir bater um papo (esse é o formato do programa) e falar dos bastidores e escândalos de nossa história política, a qualquer tempo!!

        Abs

  15. Igor Guilhen

    Sr. Lucas, boa noite. Estou no fim de sua obra Ministério do Silêncio e nao posso deixar de critica-la. O livro tem informacoes preciosas sobre o tempo da Ditadura e isso é louvavel, mas creio que ele peca pelo esquerdismo que transborda do livro. Gostei do livro ate chegarmos ao periodo da presidencia de Joao Baptista Figueiredo. Dali pra frente, ouso dizer que a ideologia o atrapalhou. Por diversas vezes vi julgamentos do autor, seus, em relacao a producoes intelectuais do antigo SNI, totalmente equivocados. Se for de seu interesse, cheque o julgamento sobre o trecho do do Projeto SNI transcrito a fl. 416 di livro: a analise do SNI é a mais pura verdade. É certo que na epoca em que o livro foi escrito nao se poderia garantir que o SNI estivesse correto ao dizer que a URSS nao se extinguia, mas se reinventava para prosseguir no objetivo sempre almejado. Por nao se poder garantir, seria de maior responsabilidade criticar com parcimonia. Temos hoje, 25 anos apos o fim da Guerra Fria, um mundo em que o embate capitalismo x socialismo volta a ser protagonista da historia, o que 99% das pessoas nao conseguem ver, vez que a educao politica e de historia de hoje é desprezivel. Tenho 25 anos, nao falo no auge da experiencia. O PT vem destruindo o pais com seu Bolivarianismo e nem mesmo o confisco de imoveis de Nicolas Maduro anunciado na imprensa hoje é mais capaz de gerar a conscientizacao da grande massa “mal educada”. Minha critica é apenas essa: creio que o livro nao deveria achincalhar questoes importantes como as evidencias da permanencia e reinvencao da cultura comunista, pois como bom reporter-historico que é, deveria o senhor saber que a historia deve ser analisada a distancia e nao tao de perto, nao importando se a ideologia do observador é de direita ou esquerda. Acho que o livro peca muito nesse sentido e ao inves de somente gerar ogeriza aos horrores da ditadura, acaba por, para leitores mais atentos, serem uma obra de desinformacao mesmo contida de quilos de informacoes. Acho que essa habilidade tambem é merecedora de parabens.

  16. Eliezer Borges

    Olá Lucas, li seu livro Boa Ventura, sobre a corrida do ouro aqui no Brasil e venho parabeniza-lo pela incrível obra, a leitura foi excelente. Obrigado.

  17. Violeta Estrela

    Estou vivendo um momento bastante difícil com essa coisa de mensalão e seus desdobramentos. Na busca de textos, para um melhor entendimento de tudo isso, encontrei você. Estou impressionada e aliviada. Esse espaço será o meu porto seguro. Parabéns e obrigada.

  18. Tenho o seu livro MINISTÉRIO DO SILÊNCIO – a História do Serviço Secreto Brasileiro de Washington Luís a Lula – 1927 – 2005. Já o li umas 15 vezes, por inteiro e, de vez, quando , percorro os pontos que me interesam. Servi ao Exército, no Batalhão da Guarda Presidencial, e neste, em 1964, vivi os dias de prontidão de 23 de Março até 1º de Maio daquele ano, quando termino a prontidão, devido à posse de Castelo Branco. E o General Fernando Cardoso, da ABIN (Ex-Ciex e SNI), era na época, Tenente em nossa Unidade. Conheci ao vivo vários dos militares citados na obra, tipo ODILO DENYS, GOLBERY e NEWTON CRUZ, dentre outros.
    Seu livro reacendeu em minha memória, as brasas que estavam virando carvões. Conheci Brasilia em 63 e todos os anos volto lá, no BGP, para a comemoração do aniversário da Unidade. Você e o ELIO GASPARI são os relatores mais fiéis dos episódios daqueles dias de turbulência, que os militares chamam de Contra Revolução e os membros do atual governo teimam em chamar de Ditadura e Anos de Chumbo. Só que vc relata apenas os aspectos do Serviço Secreto dos vários governos militares, alinhavando um governo ao outro, os vários coroneis e generais que pelo Serviço passaram. Gosto demais de seu livro. Agora preciso dar um jeito de conseguir o ORVIL. E te-lo como o livro de cabeceira. Parabéns pelo trabalho que presta com sua informação sobre os anos de 64 até os dias atuais. Um abraço. NEOCLAIR APARECIDO RIBAS – XEREM – do BATALHÃO DA SAUDADE DE ARARAQUARA -xerembgp@hotmail.com.
    Meu blog: blogdobsveteranosdobgp.blogspot.com,

  19. Camilo

    Olá, Lucas, é bom ver um canal de contato ATIVO para autores importantes.
    Estou tentando comprar o “Morcegos Negros” para minha esposa, que é historiadora, e não acho em lugar algum.
    Tens alguma dica de local (virutal)? Ou, ainda, tem como comprar direto contigo?

    • Obrigado pela mensagem, Camilo. MORCEGOS NEGROS está esgotado na editora e de fato é difícil encontrá-lo nas livrarias. Mas o site Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) vende exemplares do livro (novos e usados). Grande abraço.

  20. Igor Menezes

    Rapaz, Ministério do Silêncio é realmente uma obra-prima. Parabéns pelo excelente trabalho. Espero em breve ter livros novos para melhorar o final do dia. Abraços e sucessos, sempre.

  21. Anônimo

    Lucas,
    Meu nome é Eliane Figueiredo, de Macaúbas – Ba .Em pesquisa, sobre João Portela Dantas, a unica referencia que encontrei foi sua obra, gostaria de saber mais sobre ele, você poderia me ajudar?

    • Eu citei ele no livro Ministério do Silêncio, era uma aspa de um documento antigo do serviço secreto. Não tenho mais informações além do que foi publicado, infelizmente.

      • Anônimo

        De qualquer forma muito obrigada por sua atenção.Mas valeu, atirei no que vi acertei no que nao vi!!! Seu blog é muito especial de visitar, serei visitadora frequente. Mais uma vez obrigada.

  22. Aldemar dos Santos Nunes Junior

    Tenho 27 anos de idade, sou bancário e sempre gostei de ler sobre política e economia brasileira nos livros didáticos de história. No entanto, os livros; O Operador, Morcegos Negros e Ministério do Silêncio foram os mais esclarecedores e empolgantes que li sobre a história recente brasileira. Talvez pessoas da minha geração necessitem destes livros para entender melhor o país. Livro de igual didática aos anteriormente citados, somente, o da Miriam Leitão (Saga Brasileira). Agradeço por tê-los escrito e espero mais publicações. Abração!

  23. Regianne

    Boa tarde!
    Preciso falar com você!
    Por gentileza, gostaria de saber como posso entrar em contato com você? Tem algum telefone ou Email.

  24. João augusto

    Caro Lucas,
    Como professor e pesquisador da história recente deste país, tenho lido seus livros (Morcego, Ministério e o Operador), e fico sempre admirado com a tua capacidade de buscar e conseguir extrair o melhor de suas fontes gostaria de sugerir mais alguns temas para você, tipo: A Guerrilha do Araguaia, As privatizações de Collor a FHC, as “aventuras” de Zé Dirceu etc.
    Um Grande abraço,
    João Augusto (Recife – PE)

  25. Jacovós

    poderia me esclarcer sobre a foto no caput do blog? vc faz parte da foto?
    apenas curiosidade de policial? o blog é muito bom.

  26. MÁRCIO

    Olá Lucas!
    Sempre visito seu blog, já li um de seus livros e até sugeri a biblioteca do meu trabalho que compre suas obras, pois admiro o que você escreve. Elogios à parte, queria saber se você não teria nenhum projeto para tratar deste assunto:http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/os-poroes-da-privataria.html.
    Esse deveria ser mais um livro seu!! pois o que está aí apontado no link parece que virou lenda…

  27. JAW

    Morcegos Negros, precisa de uma segunda edição. Abs.

  28. Ivan Paulo

    Gostaria apenas de deixar os meus parabéns para o jornalista e autor Lucas Figueiredo. Gosto muito do seu trabalho. O último que recentemente adquiri e devorei foi “O Operador”. Depois dessa aquisição a única publicação sua que me falta é “Morcegos Negros”. O “Boa Ventura!”, que já está em mãos, aguarda apenas um momento mais calmo para apreciá-lo, depois do período de aulas, já que temática mais historiográfica coincide com minha formação. Obrigado e, novamente, parabéns Lucas Figueiredo.

  29. Cristiana Muzzi

    Oi Lucas! Só hoje fiquei sabendo do seu blog. Já andei navegando por aí e estou adorando. É sensacional, como tudo que você escreve. Vou acompanhar sempre.
    Beijo para você, a Mariana, o Mateus, O Inácio e a Tereza (que estou louca para conhecer)

  30. Rafael Fernandes

    Parabéns pelos textos muito bem editado e de caracter contemporâneo, o que ajuda em demasia para os estudos no campo de História, um matéria que esta em constante mudança e contínuo rompimento com a linguagem e o ensino de seus conteúdos, que são tratados de forma tão arcaica e ligado amplamente com os pensamentos nacionalista de guerra-fria e ditadura dos anos 80.

    Um grande abraço! Boa sorte em mais um de seus livros Jabuti, e com certeza, escreva mais um rumo a este renomado premio, conquistado por você, admiravelmente alias.

    Parabéns pelo belo trabalho.

  31. j.r.duran

    Um abraço, Lucas. Nosso caminhos continuam se cruzando.

  32. Oi querido, continua lindo como sempre! Encontrei seu blog no twitter com citação do meu amigo deputado estadual Carlin Moura (PCdoB).
    Parabéns pelo sucesso, estou te seguindo! Ui!

  33. Blog simplesmente fantástico. Vi sua lista de livros publicados e são assuntos que interessam muito a mim e a muitos amigos meus. Vai pra minha lista de favoritos e para minhas indicações no facebook com certeza. Parabéns pelo trabalho e continue tirando as vendas de muitos que ainda se importam com a verdade.

  34. Quem faz jornalismo investigativo perscruta indícios obscuros no encalço da fatal verdade factual e inapelável; não teme o aguilhão da autoridade, nem ameaças de morte. Em seu laborioso trabalho, Lucas Figueiredo põe a nu histórias que o cidadão quer tanto saber e os poderosos querem tanto esconder.

    Vida longa ao seu talento.

  35. Elton Santos

    Estou conhecendo vc agora. Depois de uma topada na estante da Livraria Cultura no Pátio Brasil (um shopping aqui de Brasília). Na verdade foi uma pequena curiosidade. Isso porque estava lendo o “Noticias do Planalto”, que fala sobre o ex-presidente Collor e como o conteúdo do seu livro refere-se ao ex-presidente Collor, quis estender a minha leitura sobre o tema. Estou gostando muito. Parabéns!!!

  36. Tchê, depois de ter lido teu Ministério do Silêncio (até agora o único que li de tua autoria) iniciei uma viagem para dentro daqueles anos. Hoje, através de Gaspari, creio que vá ainda me aprofundando. Por quê? Oras: não se pode entender o Brasil sem entender pelo menos um tanto de sua história recente. Na real, creio, não se pode sequer dizer-se brasileiro.

    Obrigado por ter me proporcionado aquele abrir de olhos. Vamos adiante!

    Abraço.

    Marcelo Labes.

  37. Wellinghton Lemos

    Um grande abraço Lucas,

    Seus livros são muito instigantes e tem uma temática muito interessante sobre a espionagem no Brasil, nos tempos de SNI e ditadura. Gostaria de encaminahr um email. Estou escrevendo um livro de ficção e fatos históricos relacionados aos agentes do SNI, estão servindo de inspiração no meu livro. Gostaria de laguns esclarecimentos.

    Desde já
    um abraço

    Wellinghton Lemos

  38. Jack

    Parabéns, não só pelo blog, como pelo conjunto da obra. Vendo essa notícia (link abaixo), a melhor escrita sobre o tema nos últimos dias, constato que sua obra é admirada por pessoas que realmente entendem do assunto. Permito-me coloca-a entre as de autores como Cepik, Priscila Brandão, Sherman Kent, Numeriano e outros.

    http://www.jornaldaimprensa.com.br/Editorias/14018/A-revolta-dos-carcarás

  39. Yago Figueiredo

    Sempre vou estar aqui lendo suas notícias. Parabeens!

  40. Tiago Castro Pantaleao

    Lucas, muito legal poder acompanhar seu trabalho pelo blog.
    Parabéns! Gosto muito de como você escreve.
    Um beijo pra você e toda a família.

  41. Prezado Lucas

    Li “Morcegos Negros” alguns anos atrás e agora estou lendo “Ministério do Silêncio”. Sua escrita é clara e envolvente. Parabéns pelo trabalho e sucesso!!

    Abraços

  42. Maria Inês

    Você sabe o quanto eu me orgulho de você. Serei sua maior seguidora. Sucesso, como tudo que você faz. Beijos.

  43. Andréa Campos Rocha

    Querido Lucas, Parabéns pelo blog! Terei maior prazer em acompanhar! Abraços

  44. Ana Paola Amorim

    Caro Lucas,
    o jornalismo é a arte (ou talvez o ofício, mais fiel ao sempre mestre Cláudio Abramo) de contar história. Óbvio, não é? Mas cada vez mais raro. Então ficamos tão felizes com seu trabalho. Nada como uma história bem contada, bem apurada, detalhada. Sorte, meu amigo!
    forte abraço,

  45. Leila

    Olá, Lucas! Já adicionei o seu blog ao meu “favoritos”. Os textos são bem escritos, as opiniões são pertinentes, enfim, um excelente trabalho. Ficarei atenta sempre.
    Abraço,
    Leila (BH)

  46. Paulo Roberto

    Parábens,
    literatura fácil de se entender, gosto muito da maneira que relata os fatos, desejo sucesso sempre e pode estar certo que estarei a visitar sempre seu blog , abraços de seu amigo e admirador,
    Paulo Roberto

  47. Parabéns, pelo blog, muito sucesso, continue assim.
    abraço
    Alysson

  48. jacque farid

    Lucas, que texto maravilhoso e que história sensacional. Estarei sempre por aqui, beijo!

  49. Lu Pereira

    Parabéns pelo blog Lucas! Estarei sempre por aqui. Grande abraço! Do amigo Lu Pereira

  50. Pedro Silveira

    Parabéns! Tem muita gente ansiosa pra ler as histórias que serão narradas aqui!

  51. Lucas, parabéns pelo blog. Começou muito bem. Vou acompanhar. Abs do amigo Gleber Naime

  52. Parabéns Lucas pelo blog. Já não era sem tempo.
    Sucesso! Vamos visitá-lo sempre.

    Um grande abraço.

Deixe um comentário