Livros do autor

 

8d2aae_601c0dfa0483459fbffc43960668618e_mv2 (1)O TIRADENTES

Uma biografia de Joquim José da Silva Xavier

(Companhia das Letras, 2018)

Enfim, a história completa: Joaquim José da Silva Xavier, O Tiradentes, ganha sua primeira biografia moderna.

Apropriada para os mais diferentes fins desde o começo do período republicano, a figura de Tiradentes adquiriu o status de mito, mas curiosamente não havia ainda uma narrativa histórica que tivesse por centro a sua vida. Um das causas dessa ausência é sem dúvida a parca documentação disponível sobre o “mártir da Inconfidência”.

É de grande dimensão o resultado obtido por Lucas Figueiredo: com recurso a uma pesquisa abrangente em acervos nacionais e estrangeiros, e às descobertas mais recentes da historiografia, o autor reconstitui a trajetória do alferes, desde a sua experiência familiar, os anos de juventude, quando foi mascate, o trabalho no baixo escalão dos oficiais —, enfrentando as engrenagens da burocracia estatal —, o ofício paralelo de tratar (e tirar) dentes, até seu envolvimento na Conjuração Mineira. Em paralelo, descortina-se um retrato vívido das Minas Gerais e do Rio de Janeiro do século XVIII: seus personagens, acontecimentos, e a circulação dos ideais revolucionários.

Deixando para trás as especulações e os relatos fabricados, e unindo verve literária e rigor histórico, este livro é um trabalho ímpar de investigação, que dá a Tiradentes a dimensão humana apagada na formação de sua história.

(Disponível também em e-book)

 

Convite SP(1)LUGAR NENHUM

Militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura

(Companhia das Letras, 2015)

Entre os incontáveis mistérios que cercam o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), a ocultação dos arquivos secretos da repressão é um dos mais controversos. Ainda existem registros desconhecidos sobre o período? Por que os militares insistem em ocultar seus arquivos mesmo passados trinta anos do fim do regime ditatorial? Por que, de Sarney a Dilma, nenhum presidente civil do pós-ditadura ordenou a abertura dos arquivos secretos? O que esse impasse diz sobre o poder das Forças Armadas e a democracia no Brasil de hoje? Eis algumas perguntas que este livro procura responder. Farto em informações inéditas e escrito com agilidade e precisão, Lugar Nenhum revolve feridas abertas e traz à luz uma página sombria da história brasileira.

(Disponível também em e-book)

image* 1° lugar do 32° Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo (categoria Grandes Reportagens).

 

boa-ventura1

 

 

 

 

 

BOA VENTURA!

A corrida do ouro no Brasil (1697-1810) – A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo

(Record, 2011, 5ª edição. Disponível em duas versões de capa)

Boa Ventura 2Fevereiro de 1876. O falido rei d. Luís I vasculha os cofres portugueses à procura de joias e outras peças de valor que possam ser vendidos para pagar dívidas. Na busca, ele encontra uma pepita de ouro de pouco mais de 20 quilos, do tamanho de um melão. Esquecida por décadas nos Tesouros Reais, a pedra retirada de solo brasileiro é o último remanescente de uma época de riqueza incalculável para o velho império lusitano. É com esta cena – insólita e absolutamente verdadeira – que o jornalista Lucas Figueiredo inicia sua fascinante reportagem histórica.Com uma pesquisa rigorosa e um texto sedutor, Figueiredo lança luzes sobre um dos períodos mais fantásticos da história: a corrida do ouro no Brasil.

A última pepita

Em Portugal, o livro foi publicado pela editora Marcador com o título A Última Pepita.

A narrativa ganha contornos de aventura do início ao fim – dos 200 anos de busca do El Dorado tupiniquim à descoberta e exploração da maior reserva de ouro até então conhecida no planeta, com cerca de 1.000 toneladas do metal precioso depositadas praticamente à flor da terra.

Com uma descrição preciosa de eventos e personagens, o premiado autor reconstitui o século em que o dinheiro literalmente brotava do chão brasileiro, provocando um impacto perturbador nas Américas, na África e na Europa.

(Disponível também em e-book)

download (1)* O livro está entre as cinco obras de autores brasileiros destacadas na retrospectiva de literatura estrangeira do Book of the Year 2013 da Encyclopedia Britannica.

 

Olho por olho

 

 

 

 

OLHO POR OLHO

Os livros secretos da ditadura

(Record, 2009)

A guerra entre os defensores e os opositores da ditadura militar no Brasil (1964-85) foi longa e suja. O que durante duas décadas não se soube é que o confronto derradeiro mobilizou menos de 40 combatentes de cada lado, foi silencioso — quase invisível — e durou 28 anos (1979 a 2007). A última batalha dessa guerra foi travada por dois livros: Brasil: Nunca Mais — a “bíblia” sobre a tortura praticada pelas Forças Armadas — e o nunca publicado Orvil, a resposta do Exército, sobre a guerrilha e o terrorismo de esquerda.

Os bastidores dessa batalha, com detalhes de cortar o fôlego, estão reunidos em OLHO POR OLHO. Na obra, o autor revela toda a tensão dos seis anos de trabalho sigiloso do Brasil: Nunca Mais. E ainda esquadrinha com detalhes o conteúdo do Orvil, explica por que o livro nunca foi editado e apresenta seus guardiões, um grupo de civis e militares que durante 22 anos guardou em segredo quinze cópias do documento. O jornalista, que obteve uma cópia do Orvil, mostra que, no livro, as Forças Armadas acabaram confessando uma série de crimes que tentavam esconder havia quatro décadas.

(Disponível também em e-book)

Prêmio_Jabuti_2018* Prêmio Jabuti 2010 (2º lugar/categoria Reportagem)

 

Prêmio-Vladimir-Herzog-2

* Prêmio Vladimir Herzog 2009 (1º lugar/categoria Livro-reportagem)

 

o operador

 

 

 

 

O OPERADOR

Como (e a mando de quem) Marcos Valério irrigou os cofres do PSDB e do PT

(Record, 2006)

Quem é Marcos Valério? Como este modesto funcionário de banco saiu do nada e em apenas sete anos fez uma fortuna de 14 milhões de reais? Por que não foi preso? Por que continua milionário? Como o PSDB usou laranjas para tomar empréstimos suspeitos, inventou o valerioduto e mesmo assim conseguiu sair ileso da crise? Por que o PT rasgou sua história e cedeu à corrupção? Que falcatruas do partido não foram investigadas? Como Lula conseguiu dar a volta por cima? Por que o serviço secreto rifou Lula e deixou a crise estourar no colo do governo? Por que só 18 parlamentares foram identificados se havia mais de 100 envolvidos no escândalo? Como foi o acordo entre governo e oposição para limitar as investigações. Quem são os grandes corruptores dessa história? E por que, mais uma vez, foram poupados? As respostas estão em O Operador.

(Disponível também em e-book)

 

Ministério do silêncio

 

MINISTÉRIO DO SILÊNCIO

A história do serviço secreto de Washington Luís a Lula (1927-2005)

(Record, 2005, 2ª edição)

Durante sete anos, o jornalista Lucas Figueiredo investigou o submundo do serviço secreto brasileiro, compondo um retrato impressionante desse órgão público federal que age nas sombras e não obedece às leis. Para contar a história do Serviço desde o surgimento de seu embrião, em 1927, até 2005 no governo Lula, o autor reuniu 26 quilos de documentos confidenciais e mais de 120 horas de entrevistas com agentes e ex-agentes secretos. O resultado é um quadro inédito dos crimes cometidos pelo serviço secreto nesses 78 anos, que incluem chantagem, perseguição, estelionato e cumplicidade em tortura, assassinato e ocultação de cadáveres. Ministério do Silêncio revela ainda que a vocação do serviço secreto para sabotar a democracia surgiu antes da ditadura militar (1964-85) e continua a se manifestar nos dias de hoje. Mostra também como o governo gasta anualmente mais de 40 milhões de dólares para manter esse órgão público obcecado com um único “inimigo”: você.

Prêmio-Vladimir-Herzog-2* Prêmio Vladimir Herzog 2005 (menção honrosa/categoria Livro-reportagem)

 

Morcegos Negros 1

1ª edição (2000)

 

 

 

 

 

MORCEGOS NEGROS

PC Farias, Collor, máfias e a história que o Brasil não conheceu

(Record, 2000)

(Record, 2013, edição revista, ampliada e com posfácio inédito)

 

Morcegos Negros 2

3a edição revista, ampliada e com posfácio inédito (2013)

Dezembro de 1992. Escândalos no Governo Federal levam o presidente da República, Fernando Collor de Mello, a ser destituído do cargo pelo Senado. Nas ruas, o povo comemora e canta o Hino Nacional com a certeza de que um novo Brasil está nascendo.

Março de 2007. Sem nunca ter sido condenado pela Justiça, Collor está de volta à cena política, agora como senador da República.

Junho de 1996. Em Maceió, numa casa à beira-mar cercada de seguranças, são encontrados os corpos de Paulo César Farias (ex-tesoureiro de campanhas eleitorais de Collor) e de sua namorada, Suzana Marcolino, cada um com um tiro de revólver calibre 38.

Maio de 2013. Quatro ex-seguranças de PC são levados a júri popular acusados de envolvimento no duplo assassinato. O júri conclui que Paulo César e Suzana foram mortos por uma terceira pessoa, mas ainda assim absolve os réus.

Um fio liga o renascimento político de Collor e o caso de duplo homicídio sem culpados: a impunidade.

Durante 17 anos, o jornalista Lucas Figueiredo investigou os mistérios que rondam a dupla, reunindo provas que mostram que o Esquema PC tinha conexões com o crime organizado internacional. Vasculhando documentos sigilosos na Itália, na Suíça, nos Estados Unidos, na Argentina, no Uruguai e no Brasil, o jornalista teve acesso a dados referentes às movimentações financeiras entre Paulo César e mafiosos italianos pertencentes a uma das maiores redes internacionais de narcotráfico.

Publicado originalmente no ano 2000 com grande sucesso de crítica e de público (oito semanas em 1º lugar na lista dos mais vendidos), Morcegos negros – marco do jornalismo investigativo nacional – volta agora às livrarias com texto revisto e ampliado.

Nesta nova edição, Lucas Figueiredo aborda – num posfácio inédito e revelador – a volta de Collor à política como aliado do PT, a impunidade que protege corruptos e corruptores e os atuais esquemas de desvio de dinheiro público manejados por “filhotes” de PC em Brasília. Inclui ainda informações frescas sobre o misterioso destino da fortuna do esquema e, o mais importante, mostra por que os assassinos de Paulo César e Suzana conseguiram escapar da Justiça.

(Disponível também em e-book)

Em 2023, foi lançado o documentário Morcego Negro, baseado no livro, com direção de Chaim Litewski e Cleisson Vidal e produção da Terra Firme, Globo Filmes, Globonews, Canal Brasil, SP Cine e Henrique Campos. O filme recebeu a menção honrosa no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade (categoria longa-metragem nacional).  

106 Respostas para “Livros do autor

  1. Pingback: Entrevista TV Assembleia | Blog do Lucas Figueiredo

  2. Pingback: Filme “Morcego Negro” estreia no festival É Tudo Verdade | Blog do Lucas Figueiredo

  3. Pingback: Tiradentes em debate | Blog do Lucas Figueiredo

  4. Pingback: Tiradentes e o Bicentenário da Independência | Blog do Lucas Figueiredo

  5. Pingback: Morcego Negro, o filme | Blog do Lucas Figueiredo

  6. Pingback: PT, PSDB, MDB e os riscos para a democracia - Portal Varada

  7. Pingback: PT, PSDB, MDB e os riscos para a democracia - Avisar Noticias

  8. Pingback: PT, PSDB, MDB e os riscos para a democracia - Aprizion

  9. Pingback: Tiradentes, o bode expiatório | Jornalistas Livres

  10. Arnaldo de Castro

    Boa noite,

    Caro Lucas Figueiredo,

    Nem nos conhecemos e já te considero tão próximo. Li recentemente algumas de suas obras, mas faço questão de frisar o impacto inesperado que me causou “Lugar Nenhum”. Esse livro é um conjunto de observações, em uma profunda produção historiográfica, que compõe aparato fundamental para alguém que queira dedicar-se ao estudo da ditadura miliar no Brasil. A análise documental que você estabeleceu é de um rigor metodológico impressionante que chega a me causar inveja.

    Apesar de algumas considerações frente ao seu trabalho, quero deixar claro que a construção, destruição, manutenção, guarda, abertura e etc… dos arquivos da ditadura foi muito bem trabalhada por você, a partir de fontes, que em geral, são muitas vezes ignoradas pelos historiadores. Quem ousaria tratar como fonte inventários de aquisição de equipamentos de microfilmagem? Quem cavaria tão profundamente hipóteses e conclusões a partir de documentos que em sua singularidade pouco ajudam na construção da narrativa?

    Esse é Lucas Figueiredo, alguém que teve acesso a um depurado arquivo e a partir dele teceu conclusões geniais.

    Muito obrigado pela sua contribuição, é de extrema importância para mim e para minha produção acadêmica.

  11. Fiz uma resenha recentemente sobre seu livro “Ministério do Silêncio” em meu canal do youtube, e achei uma obra fantastica. Espero por os olhos em outras obras suas, são muito bem escritas. obrigado.

  12. Boa Noite, Caro Lucas conclui com pesar na noite de ontem a leitura do seu livro Morcegos Negros (1º edição), digo com pesar porque já estava tão apegada ao mesmo que hoje folheando as páginas já lidas e revendo as fotos anexas fiquei saudosista e curiosa por mais fatos e informações desta época. Embora no ano em que Collor tomou pose da presidência da república eu tivesse poucos messes de vida; e lembro me com nitidez que aos 5 anos de idade cheguei a ter um cachorro chamado PC, batizado no auge do mistério de quem matou Paulo César Farias; hoje ligo os pontos, analiso o presente e compreendo os fatos. Só me resta parabeniza-lo pelo extraordinário livro (que me abriu os olhos) de leitura agradabilíssima e ressaltar sua coragem e audácia em prol de desenredar os mistérios políticos que assolam o Brasil.

    • Cara Isabela
      Muito obrigado por sua mensagem e pelas palavras de incentivo. É muito bom saber que Morcegos Negros está cumprindo o papel que imaginava para o livro: contar a história para os que vieram depois.
      Sugiro que você busque a 3a edição do livro, de 2013, que tem um posfácio que conta o desfecho que várias histórias que você leu na primeira edição. Imagino que haja um exemmplar na biblioteca de sua cidade.
      Grande abraço.
      Lucas

  13. Luiz Santos

    Parabéns, tá na hora de vira roteiro de filme ou seriado, os brasileiros precisa disto, destas informações de forma lúdica e que possa atingir a massa.

  14. Ane

    Lucas Figueiredo, suas obras são magnânimas! Eu não aprecio e nem entendo de política, mas tenho em casa e sempre falo de Morcegos Negros, assunto sempre atual, por incrível que pareça neh! Amo suas obras e continuarei seguido, o próximo passo é Ministério do Silencio. Grande abraço. Obs.: sempre que vejo uma obra sua, me preocupa o seguinte: estaria você correndo risco de vida ao publicar todas essas informações? Por favor, se proteja por nós! Imensamente agradecida pela atenção!

  15. Dora

    Eu tenho todos os seus livros e todos são maravilhosos. É o tipo de escrita e trabalho que eu gosto. Sou arquivista de formação e gosto destes bastidores administrativos ‘ou não ‘ do poder. Terminei de ler “LUGAR NENHUM – Militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura” e fiquei maravilhado, mas não surpreso. As justificativas das FAs são tão patéticas que a mentira reflete de forma nua e crua.

    Parabéns pelo trabalho e continue nos presenteando com mais e mais livros

    PS – Uma sugestão – Desvende os segredos de um buraco negro chamado “Ministério das Relações Exteriores”. Você vai se maravilhar

    • Obrigado pela mensagem! De fato o MRE é uma caixa-preta que precisa ser aberta. Em “Ministério do Silêncio”, eu consegui provar com documentos, pela primeira vez, que o Itamaraty tinha seu próprio serviço secreto, o Centro de Informações do Exterior (Ciex), que entregou muita gente de bandeja para a repressão.
      Grande abraço e feliz 2016!

  16. Pingback: Notícias de “Lugar Nenhum” [4] | Blog do Lucas Figueiredo

  17. Pingback: Notícias de “Lugar Nenhum” [3] | Blog do Lucas Figueiredo

  18. Dionisio

    Olá Lucas, recebi de presente de um senhor aposentado do Banco do Brasil o seu livro “Morcegos Negros”. Na época ele comentou tratar-se de um excelente livro e que não achava para comprar um exemplar para me dar de presente e que teve que comprar em um “sebo” aqui em Curitiba. Achei estranho e ao mesmo tempo fiquei lisonjeado pela sua preocupação em me presentear com o seu livro. Agora que eu estou lendo eu compreendo porque a insistência dele em me presentear. Parabéns pelo bom trabalho.

  19. Anônimo

    Quero adquirir o livro verdadeira historia do sv secreto brasileiro 61 83126765

  20. Seus livros são incríveis. Sou estudante de Direito e estou lendo pela segunda vez Morcegos Negros… recordei muita coisa da minha infância, pois tinha entre 11 12 anos quando Collor foi eleito. Acompanhei o sofrimento dos meus pais com a crise econômica e o “sumiço” do dinheiro em suas contas. Vivi e discuti muito na escola o impeachment e os Caras pintadas. Comecei a ler O Operador… se todos tivessem acesso a verdade quem sabe votariam com mais consciência. Abraços

  21. heli fonseca

    Caro Lucas Figueiredo: quem fala é Heli Fonseca, de Marataízes (ES); li o Boa Ventura e gostei muito; emprestei para dois amigos que também adoraram. Meus parabéns. Nos últimos dois anos andei lendo Raymundo Faoro, Caio Prado Jr. (três), Sérgio Buarque, prof. Jorge Ferreira, prof. Francisco Iglésias, Kenneth Maxuell e até André João Antonil e alguns outros. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre as obras desses autores. Outra coisa: o que você acha de Capistrano de Abreu? Vale a pena?
    Um abraço do amigo heli fonseca

    • Olá, Heli.
      Você gosta dos mestres. Diria que vale a pena sim, e muito, ler Capistrano de Abreu, mais um clássico, ainda que um pouco empoeirado, mas um clássico. Sugiro também que leia sobre a vida de Capistrano de Abreu, que é muito interessante.
      Grande abraço.

  22. Thomás Lima

    Caro Lucas Figueiredo, li sua obra entitulada Morcegos Negros e a única coisa que posso lhe dizer é que fui tomado por um sentimento de impotência diante de tanta ganância. Sua obra é tão fantástica e destrincha de maneira tão clara o gigantesco esquema mafioso que corrói nosso País que sou tomado apenas pelo sentimento de uma pessoa que desiste. Como lutar contra algo tão grande? Enfim… Parabéns pela obra!

    • Caro Thomás
      Compreendo seu sentimento. A corrupção e a impunidade são certamente dois dos piores males deste país. Mas acredito também que é preciso que o sentimento de impotência dê lugar à revolta, uma revolta ativa que que nos faça lutar, todos os dias, ao menos no nosso quintal, contra a corrupção e a impunidade. Há mais de 20 anos eu lido com o tema da corrupção e posso lhe dizer que vejo alguma melhora sim. A cada dia surgem mais mecanismos de fiscalização, e as denúncias já derrubaram gente graúda do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. A coisa ainda lenta? Sim! Demais! Mas caminha. Convido você para o lado dos revoltados ativos então. Grande abraço.

  23. gabriel heleno

    Li morcegos negros no ano em que foi publicado e, na época eu era um rapaz iniciando a vida adulta e confirmando toda a infeliz verdade que o nosso mundo brasileiro vive. Parabéns pela maneira como escreve, pois existe muita didática em sua escrita. Fale em algum livro futuro as relações existentes e atuais de nossa narco-política e onde Fernando Henrique e Lula estão nessa estória toda.

  24. Pingback: Censura a livros no Brasil, um problema antigo | blog da kikacastro

  25. Matheus Féo

    Parabens pelas obras! Li dois livros que tu escreveu, Ministério do Silêncio e Morcegos Negros, muito bom mesmo, ambos! Tu investiga a fundo os assuntos, vai atrás da informação onde ninguém mais vai, era pra ser policia! haha. Abraço

  26. ANTONIO JORGE SILVA SOBRAL

    Gostaria de convida-lo a escrever algum artigo, para nosso grupo. AEERGS, associação escultores do estado do Rio Grande do Sul.
    Antônio Jorge Sobral – sobralaj@yahoo.com.br

  27. Ednaldo

    Boa tarde Sr. Lucas Figueiredo.

    Queria parabeniza-lo pelo seu belo livro : Ministério do Silêncio. Muito bom livro! Cada página que lia, me dava mais vontade de ler.

  28. Ariel W

    Li Boa Ventura e achei espetacular. Você poderia indicar mais alguns livros nessa mesma linha???

  29. Pingback: Boa Ventura! agora em ebook | Blog do Lucas Figueiredo

  30. Thiago

    Prezado Lucas,
    Fiz minha mono em cima do ministerio do silencio o meu orientador falou que se eu nao troca-se o minha mono eu seria reprovado pois as fontes nao eram confiáveis do livro, depois fui ver, ele e oficial da reserva do exercito.

    • Igor Menezes

      Não é à toa que toda vez que falamos de ditadura aparece alguém para querer esconder o passado.

      • Grande Lucas,o seu primeiro livro que li, O Ministério do silêncio,achei espetacular,a maneira investigativa,e de grande abrangência sobre o assunto!!!.
        Após li o livro morcegos negros e hj sou seu fã,cara vc é fera,vou para o próximo,qual vc recomenda para a minha continuidade nas suas obras?
        um abraço.
        Thiago Alves

      • Muito obrigado, Thiago.
        Se quiser continuar no tema ditadura, leia “Olho por Olho”. Se quiser a versão Morcegos Negros 2.0, leia “O Operador”. E se quiser ver algo diferente disso tudo, vá de “Boa Ventura!”.
        Grande abraço.
        Lucas

  31. João Paulo Albuquerque

    Lucas, vc já está preparando a continuação O OPERADOR? com a cobertura do julgamento e desfechos do caso mensalão e correlatos? acho que vai precisar de dois volumes…aguardo ansioso. abraços

  32. Geralda Maria Rezende

    Li 03 obras de Lucas Figueiredo, todas fascinantes, são elas: Morcegos Negros, O Operador e Ministério do Silêncio. Uma vez li na revista Caros Amigos, que há quem processou o autor, desde então responde processo, não nos deixando dúvidas de que ainda é difícil falar a verdade neste país.

  33. Pingback: [AGENDA] Feira Pan-Amazônica do Livro – Belém | Blog do Lucas Figueiredo

  34. Vanessa Rosa

    Parabéns Lucas, Boa Ventura é muito, muito bom! Estou procurando outros titulos sobre historia do Brasil (colonia e imperio), vc tem alguma sugestão? Obrigada!

    • Obrigado, Vanessa. Sugiro um autor clássico: Sérgio Buarque de Hollanda. Boas histórias você encontrará também em CHICA DA SILVA (Júnia Furtado) e A GEOGRAFIA DO CRIME, de Carla Anastasia.

  35. BRUNO ALVES QUARESMA

    estou lendo Boa ventura!
    livro fascinante, leitura agradável e simples!
    com certeza irei ler : Ministério do Silêncio, Morcegos Negros e O Operador.
    parabéns !

  36. Felipe Lorenzoni

    Bom dia Lucas. Li “Morcegos negros”. É simplesmente incrível.Quero ler “Olho por olho”. Parabéns !

  37. Janaina Licurgo

    Achei fantástico o Boa Ventura! Parabéns por escrever de uma forma tão gostosa uma parte da história do Brasil que poucos conhecem. Afinal, são poucos os livros (não didáticos) sobre o tema. Já emprestrei para mais 3 pessoas, que também amaram o livro.

  38. Pingback: Depois de 23 anos, o livro secreto do Exército será publicado | Blog do Lucas Figueiredo

  39. Marco Túlio

    Olá Lucas! Li “Ministério do Silêncio” e “Boa Ventura”, ambos fantásticos! Meus parabéns!

  40. Maria José Faria Corrêa

    Olá Lucas,lí três livros seus: Ministério do Silêncio, Morcegos Negros e recentemente O Operador. São fantásticos! A linguagem simples e um certo sarcasmo com que você aborda vários assuntos, são fascinantes.Espero de você mais livros sobre os bastidores da politica brasileira.

  41. Bruno Vieira

    Olá, Lucas.
    Estou lendo o livro Ministério do Silêncio.
    Gostaria de parabenizá-lo pela lesquisa e pelo serviço que você presta à sociedade lançando luzes em um período da nossa história que é explorado muito deficientemente nas escolas militares, pricipalmente pelos chefes mais antigos, que tentam mostrar uma história tendenciosa.

  42. Prezado jornalista Lucas Figueiredo gostaria de receber algumas informaçoes sobre olivro boa ventura a corrida do ouro para um trabalho de pesquisa regate da cultura e oficio da ouvisaria em sabara. abraço mozart justino vaz consultor e pesquisador.

  43. Prezado jornalista Lucas Figueiredo gostaria de receber um livro e alguns materiais para um trabaho que estou desenvolvendo em Sabara cujo titulo e RESGATE DA CULTURA E O OFICIO DE OUVISARIA NO MUNICIO DE SABARA, abraço Mozart justino vaz consultor e pesquisador. Solicitamos um convite para voce divulgar seu livro em Sabara ( lançamento na cidade do ouro)

  44. Pingback: “Olho por Olho” e “O Operador” agora em e-book | Blog do Lucas Figueiredo

  45. Olá. Tomei informações sobre sua obra “Boa Ventura!” através do blog histórica.com.br. Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato de ser você o escritor de Morcegos Negros, pra mim uma obra magistral que tive contato com meus 15 anos, ainda em 2001. Não li por completo, pois pegava emprestado na biblioteca do SESC, e não consigo encontrá-lo à venda. Onde poderia encontrá-lo? Previsão de lançamento em e-book? Sou aqui de Maceió-AL, acharia importante que as pessoas de meu estado pudessem ler esta obra e ter conhecimento sobre essa máfia que ainda domina nossas terras.
    +1

  46. Olá Lucas, Já tive o prazer de ler 4 de seus livros, incluindo ai o Boa Ventura mais recente. Leituras indispensáveis num Brasil “caipira”.

  47. ELTON BELO REIS

    ola Lucas, gostaria de lhe informar, que ha muitos anos nao leio em tempo recorde um livro. Depois de ler Boa Ventura, mudei muito o conceito da verdadeira historia do Brasil. Voce conseguiu me transportar na historia fazendo com o que eu me tornasse inclusive um dos componentes do cenario de epoca. Parabens pela riqueza de detalhes, obrigado por nos propiciar momentos de conhecimentos. Elton Belo Reis – Barbacena MG eltonbelo@uol.com.br

    • Muito obrigado, Elton. Era exatamente essa a minha intenção: escrever de um modo que o leitor se visse na cena. Grande abraço.

      • Sylvio Gomes

        Caro Lucas:
        Acabei de comprar todos os seus livros, menos o livro Morcegos Negros. Tem alguma dica onde posso encontrar aqui no Rio de Janeiro?
        Atenciosamente,
        Sylvio Gomes
        sylviogomes@yahoo.com

      • Olá, Sylvio. Morcegos Negros, infelizmente, está esgotado na editora. Mas você encontrará exemplares (usados e novos) no excelente Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br). Grande abraço.

      • Sylvio Gomes

        Prezado Lucas:
        Conforme dito anteriormente, estou lendo os seus livros. Ontem, acabei de ler Olho por olho e reparei que na página 110 você escreve que Henning Albert Boilesen era norueguês. Antes de ler o livro, eu tinha visto um vídeo no Youtube chamado Cidadão Boilesen que diz que ele nasceu na Dinamarca. É apenas para registro, nao estou duvidando de você.
        Gostei muito do seu livro e vou guardá-lo com muito carinho para futuras consultas. Parabéns pelo excelente trabalho.

      • Caro Sylvio, você tem toda razão: Boilesen realmente nasceu na dinamarca. O erro será corrigido na próxima edição. Obrigado pelo toque, que sempre ajuda a melhorar o livro. Grande abraço.

  48. Olá, gostaria de lhe parabenizar pelo livro Ministério do Silêncio estou pesquisando livros com o padrão de jornalismo investigativo, a área na qual quero atuar e achei simplesmente fantástica a sua narração. Sem falar que o trabalho de pesquisa foi fabuloso. Estou totalmente encantada e virei sua fã, rsrsrs

  49. Lucas, me chamo Edilson Júnior. Acabei de ler seu livro BOA VENTURA, agora estou lendo agora Morcegos Negros. Do pouco que já conheço de sua obra, fiquei muito interessado, pois você escreve com objetividades, o que faz com que nós leitores, fiquemos atentos a todo instante. Tanto você, quanto Roberto Sander e Eduardo Bueno deveriam os três juntos lançar uma única obra, o que sairia dessa junção? Não sei, mas coisa muito boa certamente teríamos!

  50. FFF

    Parabéns pelo ótimo “Ministério do Silêncio”. Ele fez aumentar bastante o meu interesse pela nossa história recente.

  51. Acho que todos esses livros tinham que virar minisérie da Globo. Seria comovente, importante e não ficaria pra trás no quesito ‘dramaturgia boa de se acompahar, igual se acompanha novela’.

  52. Pingback: Ebook, novas edições e cinema | Blog do Lucas Figueiredo

  53. Pingback: Header Footer Blogs : GQ

  54. Pingback: Quem matou PC Farias? Crônica de uma absolvição anunciada | Blog do Lucas Figueiredo

  55. roberto félix

    Já lí dois livros seus , O operador e Ministério do Silencio, gostei de ambos, queria saber se vc indica algum outro livro nesta mesma linha, esta semana acabei de ler Deus é inocente , a imprensa não; de Carlos Dorneles e foi meio por acaso pois não ví nada a respeito do livro em revistas nem em programas de tv , achei o livro fantástico e por isso venho pedir de mais alguns livros relacionados que de repente a mídia faz questão que não tenhamos acesso.

    • Obrigado Roberto.
      Sugiro, caso não tenha lido, os dois do Caco Barcellos (ROTA 66 e ABUSADO), a série do Elio Gaspari sobre a ditadura (A DITADURA ENVERGONHADA, A DITADURA ESCANCARADA, A DITADURA ENCURRALADA e A DITADURA DERROTADA). E também um livro do americano James B. Stewart, COVIL DE LADRÕES.

      • roberto félix

        Valeu Lucas , obrigado pelas dicas, os de Caco eu já os tenho e realmente são boas indicações pois gostei dos dois, os do Elio Gaspari ainda não lí, mas não sei se tem muito a acrescentar depois que lí Ministério do silêncio… de qualquer forma obrigado pelas dicas. Fico no aguardo de um novo livro seu, aliás , tem algum trabalho em andamento , ou para ser lançado?

      • Acabei de lançar um livro: Boa Ventura – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810).

    • Guilherme M Costa

      Os livros do Fernando Moraes não são exatamente na mesma linha. Mas o Chatô, Corações sujos, Olga e Montenegro, para aqueles que gostam de história em prosa leve (e quem não gosta?).
      Desculpa colocar o nariz no assunto…
      Não resisti.
      E o 1968 o ano que não terminou do Zuenir Ventura? Também é legal.
      Os livros do Márcio de Souza (com z ou s?) A ordem do dia e a condolência (romances passados na época da ditadura). E tem o Lealdade, romance que se passa na Colônia. Tem também o do Acre que não lembro o nome.
      O Memória das trevas, sobre o Toninho Malvadeza ainda não li. Está encostado na prateleira. Acho que vou esperar o do Fernando Moraes.

  56. Arthur Leonardo Arrais

    Olá. Tomei informações sobre sua obra “Boa Ventura!” através do blog histórica.com.br. Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato de ser você o escritor de Morcegos Negros, pra mim uma obra magistral que tive contato com meus 15 anos, ainda em 2001. Não li por completo, pois pegava emprestado na biblioteca do SESC, e não consigo encontrá-lo à venda. Onde poderia encontrá-lo? Previsão de lançamento em e-book? Sou aqui de Maceió-AL, acharia importante que as pessoas de meu estado pudessem ler esta obra e ter conhecimento sobre essa máfia que ainda domina nossas terras.

    • O livro está esgotado. Mas credito que você não terá dificuldade de encontrar o livro em bibliotecas públicas. Outra opção é acessar o site Estante Virtual, que vende exemplares de Morcegos Negros novos e também usados. E em breve o livro será lançado em versão e-book. Um abraço.

  57. Camila

    Estou lendo Boa Ventura! e já me tornei sua fã, certamente lerei os outros livros que escreveu.
    Parabéns, excelente livro.

  58. wilson coury jabour júnior

    Parabéns pelo excelente “Boa Ventura”. Leitura indispensável.

  59. Pingback: O diário do Araguaia: Lucas Figueiredo responde a Osvaldo Bertolino « CartaCapital

  60. Pingback: Quando o jornalismo incomoda | Blog do Lucas Figueiredo

  61. Elton Santos

    Estou lendo o livro Morcegos Negros. Até o momento estou vidrado em cada página na qual leio. A linguagem simples, sem termos quilométricamente distante das palavras que costumamos usar diariamente. Parabéns ao autor. Certamente vou ler os outros títulos.

  62. Pingback: Depois de 23 anos, o livro secreto do Exército será publicado « Blog do EASON

  63. Pingback: Depois de 23 anos, o livro secreto do Exército será publicado « Blog Política

  64. Pingback: Vem aí o livro secreto do Exército «

  65. Pingback: Brasil, santuário de mafiosos « Blog do EASON

  66. Pingback: Brasil, santuário de mafiosos | Blog do Lucas Figueiredo

  67. Pingback: ‘Brasil: Nunca Mais’, o WikiLeaks dos anos de chumbo « Edmundo Leite

Deixe um comentário