Comissão de ética da Presidência não ama Lupi

Lupi gosta da Dilma e a Dilma gosta do Lupi. Mas a Comissão de Ética não gosta…

xxx

Ministro Carlos Lupi: você não vale nada mas eu gosto de você

Comissão de Ética da Presidência recomenda demissão de Lupi

Flávia Foreque, da Folha.com

A Comissão de Ética Pública recomendou à presidente Dilma Rousseff a exoneração de Carlos Lupi do cargo de ministro do Trabalho.

A decisão foi tomada por unanimidade em reunião do grupo nesta quarta-feira (30). “A comissão entendeu que ele não tinha explicado a base das acusações, que era a série de convênios irregulares firmados com pessoas do seu partido”, afirmou Sepúlveda Pertence, presidente da Comissão.

Ele afirmou ainda que Lupi deu “explicações não satisfatórias” e “resposta inconveniente” à própria comissão e ao Congresso Nacional. A exoneração é o que se prevê de mais grave no código de ética.

Cabe agora à presidente da República acatar ou não a sugestão da comissão.

As suspeitas sobre o ministro começaram após reportagem da revista “Veja” no início do mês informar o envolvimento de servidores e ex-servidores do ministério em um esquema de cobrança de propinas que revertia recursos para o caixa do PDT.

Após a reportagem, Lupi afastou um dos envolvidos e afirmou que só deixaria o governo “abatido por bala”. A presidente não gostou das declarações e ele se retratou logo depois.

No dia 12, uma nova publicação da “Veja” denunciou o uso de avião contratado por um dono de uma rede de ONGs beneficiária de convênios de mais de R$ 10 milhões com o Ministério do Trabalho. O ministro, que a princípio disse desconhecer o empresário, admitiu ter feito a viagem, mas não revelou quem pagou o voo.

A situação de Lupi ficou ainda mais complicada após reportagem da Folha do último dia 26 revelar que o ministro foi funcionário-fantasma da Câmara dos Deputados por quase seis anos. Ele ficou pendurado na folha de pagamento da Casa, com lotação na liderança do PDT, de dezembro de 2000 a junho de 2006.


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s