Jobim candidato em 2014?

Jobim: caiu o ministro, nasceu o candidato a 2014

Marco Damiani, Brasil247

O caso Jobim – a ruidosa queda, ontem à noite, de Nelson Jobim do Ministério da Defesa – extrapolou o círculo político e chegou ao povo. “Voto nele”, me disse hoje um vizinho no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo. “Esse é o meu candidato”, repetiu, do outro lado da cidade, na zona oeste, um motorista de táxi que conduzia o editor da revista Oásis, Luis Pelegrini. “O que? O sr. não conhece a revista Piauí?”, dizia, enfático, na rua Joaquim Cachoeira, uma das mais movimentadas do bairro do Itaim, um cliente ao jornaleiro. “Então o sr. não sabe de nada”, completava ele em referência à publicação que trouxe hoje à luz a entrevista em que o ex-ministro classificou suas então colegas das Relações Institucionais, Ideli Salvati, de “muito fraquinha”, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, de “nem sequer conhecer Brasília”. No mais, disse que o “governo faz muita trapalhada”.

Não há pesquisas, ao menos ainda, sobre a opinião geral do público a respeito da via sacra provocação, suplício e defenestração de Jobim, desenrolada nos últimos dez dias. Mas já dá para dizer que ele não se deu de todo mal do episódio. Até bem ao contrário.

“A ficha sempre foi dele”, disse, em Brasília, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, sobre o cartão de filiação ao partido. “Se ele vier, será muito bem recebido”. No PMDB, igualmente, um grupo que vislumbra uma alternativa presidencial independente da aliança com o PT, para 2014, já corteja o político gaúcho que abriu baterias contra o trio Dilma, Ideli, Gleisi. “Nelson Jobim é um quadro importantíssimo do PMDB”, disse o presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp (RO). “Suas declarações foram feitas em conversas informais. Jobim não é de falar isso”.

O próprio, em caminhada pela manhã entre superquadras de Brasília, foi duro, como é, muitas vezes do seu feitio. Ele se recusou a responder perguntas, mas pronunciou uma pequena frase que diz muito. “Não sou mais nada, qualquer coisa pergunte a Dilma”.

 

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Política

5 Respostas para “Jobim candidato em 2014?

  1. Pingback: Status de Aécio de “candidato natural” da oposição em 2014 é questionado | Blog do Lucas Figueiredo

  2. Jobim deu todos os motivos para ser demitido. Com a corrupção e a faxina em vários ministérios ele saiu por divergência, Isso deixa sua credibilidade em alta para qualquer candidatura.

  3. Eduardo

    Pago pra ver o Jobim candidato a qualquer cargo majoritário em 2014, vale até a vice-presidência.

    O mais engraçado neste caso é que apesar de posar de macho, o ex-ministro negou que estava insatisfeito, negou a indelicadeza com as ministras, negou que no caso dos idiotas se referia aos membros do governo Dilma.

    Ou seja, na hora h afinou, no primeiro dia de campanha esta bravura viraria piada.

  4. Anônimo

    Deu trabalho tirar o Jobim, não é mesmo ? Agora trouxeram o Celso Amorim. Sempre o calcanhar de aquiles do PT serão as FFAA. O que está encomodando a caserna mesmo é o Jenoíno lá dentro. Uma pessoa que não tem qualquer perfil para lidar com os comandantes. O PT, agora, terá muito trabalho mesmo é para não deixar o Jobim acabar de estragar o barato deles. E ele tem toda a razão quando afirma que o governo Dilma é atrapalhado. Os bilhões da Foxconn é uma mentira. Não há qualquer interesse dos chineses em trazer tecnologia para o Brasil. A única chance ainda é com França. Mas o Brasil se pela de medo dos inimigos da França. Política no Brasil sempre foi um jogo de covardes metidos a sabichões.

  5. Reinaldo Morais

    Jobim candidato? Só se fala noutra coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s