Laurentino Gomes, um gentleman

Laurentino-GomesComo já contei aqui, estou escrevendo a biografia de Tiradentes, que será publicada pela Companhia das Letras no início de 2015. A responsabilidade de biografar o grande herói nacional se torna ainda maior diante do gesto de imensa generosidade do escritor Laurentino Gomes, autor da premiada trilogia 1808, 1822 e o recém-lançado 1889.

Em entrevista ao jornal Correio Popular, de Campinas, publicada no dia 24 de outubro, Laurentino foi questionado se seu próximo livro seria sobre a Inconfidência Mineira, como chegou a ser ventilado. A resposta de Laurentino foi a seguinte:

“Não. Eu pensei nela [Inconfidência Mineira], mas desisti porque descobri que tem um outro escritor que eu admiro muito, que é o Lucas Figueiredo, que está fazendo a biografia de Tiradentes. Como ele vai lançar em 2015, eu, ou teria de correr e atropelar um amigo meu, o que seria de uma deselegância absurda, ou chover no molhado. Então é outro tema.”

As qualidades do escritor Laurentino já são reconhecidas não só no Brasil, mas também no exterior. Fica aqui o registro: trata-se também de um gentleman.

Obrigado, Laurentino.

3 Comentários

Arquivado em Livro-reportagem, Lucas na mídia

3 Respostas para “Laurentino Gomes, um gentleman

  1. Oi, Lucas! Relembrei aquele processo absurdo que você viveu no caso de “Morcegos Negros”, para entrar na discussão sobre as biografias autorizadas. Quando tiver um tempinho, veja lá se escrevi tudo certo ou se minha memória me levou a algum engano?
    http://kikacastro.wordpress.com/2013/11/04/censura-a-livros-no-brasil-um-problema-antigo/
    Abraços

Deixe uma resposta

