Para celebrar 1º aniversário, o blog dá 20 livros de presente

Neste mês de dezembro, para comemorar 1 ano no ar, o blog fará 4 promoções especiais nas quais dará ao todo 20 livros de presente.

A primeira promoção começa hoje. Para concorrer, basta responder a duas perguntas:

1)  Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

2)  E se a oposição fosse um filme, qual seria?

O(a) autor(a) do conjunto de respostas mais criativo ganhará os 5 livros de minha autoria, presente da Editora Record:

. BOA VENTURA – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810)

. OLHO POR OLHO – Os livros secretos da ditadura

. O OPERADOR – Como (e a mando de quem) Marcos Valério irrigou os cofres do PSDB e do PT

. MINISTÉRIO DO SILÊNCIO – A história do serviço secreto de Washington Luís a Lula (1927-2005)

. MORCEGOS NEGROS – PC Farias, Collor, máfias e a história que o Brasil não conheceu

VEJA COMO PARTICIPAR

. As respostas podem ser enviadas diretamente para o blog ou por intermédio do Twitter;

. No caso de conjuntos de respostas iguais, ganha o conjunto que chegar primeiro.

PARTICIPANDO VIA BLOG

. As respostas devem ser enviadas como comentários a este post (e apenas a este post).

. Escreva o nome da música símbolo do governo Dilma e o nome do filme símbolo da oposição. (Atenção: se quiser, vale explicar as escolhas ou citar trechos da música e passagens do filme, mas evite escrever muito);

. Participe quantas vezes quiser. Se quiser fazer 5 tentativas,  mande 5 comentários diferentes, e assim por diante.

. Indique um endereço para a entrega dos livros ou, se preferir, um e-mail para as tratativas (ambos não serão publicados no blog).

PARTICIPANDO VIA TWITTER

. Escreva um tweet contendo, pela ordem: (nome da música símbolo do governo Dilma) + (nome do filme símbolo da oposição) + (#Promoção # BlogdoLucasFigueiredo). Atenção: se quiser, vale explicar as escolhas ou citar trechos da música e passagens do filme.

. Participe quantas vezes quiser. Se quiser fazer 5 tentativas,  mande 5 tweets diferentes, e assim por diante.

PRAZO PARA ENVIO DE RESPOSTAS (BLOG E TWITTER)

. 8 de dezembro

ANÚNCIO DO VENCEDOR

. 9 de dezembro, por intermédio do blog e do Twitter (@_lucasfigueired).

58 Comentários

Arquivado em Uncategorized

58 Respostas para “Para celebrar 1º aniversário, o blog dá 20 livros de presente

  1. João Augusto

    1 Música – (A gente) vai levando…….
    Mesmo com toda a fama, com toda a brahma Com toda a cama, com toda a lama A gente vai le…vando, a gente vai le….vando,

    2 – Filme – Perdidos no espaço.

  2. Aracy

    1. Música do governo Dilma: Morena de Angola. “Morena que leva o chocalho amarrado na canela. Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?”. Será que Dilma vai fazer a Lei de Meios ou vai continuar pautada pela imprensa comercial?
    2. Filme para a oposição:Nosferatu. Segundo a crítica especializada, o filme foi produzido em 1922, mas suas imagens de horror ainda conseguem nos surpreender.
    Parabéns pelo aniversário do blog! Vida longa!

  3. Katia

    Música: ‘Apesar de você’, do Chico Buarque (no novo contexto, esse ‘vc’ também é outro, claro. Pode ser o Lula, pode ser a oposição, pode ser a mídia que pede a cabeça de um novo ministro a cada mês…).
    Filme: ‘Os trapalhões’

  4. Vera Maria

    1) Musica para a Dilma e seu ministerio:

    CADA UM TEM O SEU JEITO (Turma da Monica)

    ” Mônica não leva desaforo para casa
    Resolve seus problemas na base da coelhada
    Quando o cebolinha não está falando “elado”
    É porque um novo plano está sendo bolado
    Magali come de tudo e não acha isso errado
    come qualquer coisa,mas prefere melancia sua fruta favorita
    Chico bento lá na roça vê o mundo sossegado

    Marina gosta muito de pintar
    Franjinha acha que sabe de tudo
    A Denise quando esta de fora fica muito chateada
    Astronauta vive muitas aventuras lá no espaço
    Anjinho tenta se tornar um menino de verdade
    e protege a turminha de uma enrascada”.

    2)Filme da oposiçao:
    “Cegos, Surdos e Loucos” (1989)

  5. Ricardo

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

    Seria “Será”, música do Renato Russo:

    “Será só imaginação?
    Será que nada vai acontecer?
    Será que é tudo isso em vão?
    Será que vamos conseguir vencer?”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?

    Seria “Os Mercenários”, filme do Sylvester Stallone:

    “Mas se acha que de mim pode ganhar, sonha em me derrotar, então você está em perigo! Ah se tá…”

  6. Davidson Melo

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

    Ciranda de Maluco (Otto)

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?

    Separados, mas iguais (George Stevens Jr.)

  7. Ricardo Nascimento

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

    Seria “Pra não dizer que não falei das flores”, música do Geraldo Vandré:

    “Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Somos todos iguais
    Braços dados ou não”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?

    Seria “Terra em Transe”, filme do Glauber Rocha:

    “Mas eu recuso a certeza, a lógica, o equilíbrio! Eu prefiro a loucura de Porfírio Diáz!”

  8. Osmar Piazza

    *Música para o governo Dilma: “Carruagem de fogo” a grande vencedora
    *Filme da oposição: “Garganta do diabo”, ou lingua do diabo

    E mais:
    *Para o PIG “os demônios” de dorathi mills
    *Para o “C”erra “o esorcista” de William Friedkin

  9. Ricardo Nascimento

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

    Seria “Prova de Fogo”, música do Tremendão eternizada na voz da Ternurinha:

    “Esta é uma prova de fogo:
    Você vai dizer
    Se gosta de mim.
    Sei que você não é bobo,
    Porém seu reinado
    Vai chegando ao fim…”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?

    Seria “Tropa de Elite”, filme do José Padilha:

    “Pede pra sair! Pede pra sair!”

  10. Marcus Hulk

    1) O Adventista, Camisa de Vênus.

    2) Drácula (qualquer versão)

    Marcus.hulk@gmail.com

  11. Pedro Teixeira

    Governo Dilma —> Esse Cara, de Caetano Veloso

    De Dilma pra Lula…

    “Ah! Que esse cara tem me consumido
    A mim e a tudo que eu quis
    Com seus olhinhos infantis
    Como os olhos de um bandido
    Ele está na minha vida porque quer
    Eu estou pra o que der e vier
    Ele chega ao anoitecer
    Quando vem a madrugada ele some
    Ele é quem quer
    Ele é o homem
    Eu sou apenas uma mulher”

    Oposição — > Farrapo Humano (The Lost Weekend), de Billy Wilder.

  12. Denise Ribeiro

    Música gobierno Dilma: Tudo que você podia ser (Lô e Márcio Borges)

    Filme oposição: Sem Destino (Easy Rider)

  13. Túlio Macedo

    Música para Governo Dilma > Ninguém Faz Idéia (Lenine)

    Filme para oposição > Titanic

  14. Túlio Macedo

    Música do governo Dilma > Segura Ele (Pixinguinha)

    Filme da oposição > Isto Não é um Filme (Mojtaba Mirtahmasb / Jafar Panahi)

  15. Douglas Alves

    1) Qual a música símbolo do governo Dilma?

    Casa de Noca (Maria Rita)
    Composição: Serginho Meriti / Nei Jota Carlos / Elson Do Pagode

    O couro comeu na casa de noca, nêgo
    não teve jeito
    na casa de noca, quando o couro come,
    é sinal que a dona quer respeito
    tem nego pensando que a casa de noca
    é farra, é fofoca
    é canjerê
    que é só ir chegando,
    entrando e pegando
    levando na marra a primeira que vê
    ah, nêgo!
    mexeu com fogo
    deu uma de bobo,
    e bobo não pode beber
    da água que jorra da fonte
    não fale, não conte,
    pois ele não vai entender
    pisou na entrada e na saída
    e nessa vida tem que ter molejo,
    jogo de corpo, uma boa visão
    tem que ser maleável,
    olha lá meu irmão
    bote a bola no chão

    2) E o filme símbolo da oposição?
    Quem somos nós?(What the Bleep do We know? – 2004)
    O filme questiona o que é real ou irreal. E como damos valor exato, verdadeiro, para as coisas que nos apresentam no universo. Mais exatamente, se podemos ou não ter certeza se certos objetos “são o que são”. [a oposição no Brasil, anda assim ultimamente, questionando se são o que são]

  16. Vera Maria

    1) algum bolero, o melhor seria “Vendaval Sin Rumbo”.

    2)o filme da oposicao, “A Espera de um Milagre”

  17. 1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ – “Ohhhh, eu te amo / Ohhhh, eu te amo meu amor / Ohhhh, eu te amo / O meu sangue ferve por você / Você me enlouquece / Você é o que quero / eu sou, prisioneiro / Prisioneiro desse seu amor”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    NINHO DE COBRAS – História de um homem desonesto que atormenta a diretoria de uma prisão (comentário: é só trocar a palavra prisão por partido).

  18. 1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    ENTRE TAPAS E BEIJOS – “Perguntaram pra mim / Se ainda gosto dela / Respondi, tenho ódio / E morro de amor por ela / Hoje estamos juntinhos / Amanhã nem te vejo / Separando e voltando / A gente segue andando entre tapas e beijos”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    A ESTRANHA FAMÍLIA DE IGBY – Igby Slocumb é um adolescente típico: rebelde, sarcástico e em pé de guerra com a família. O problema é que as coisas não são tão simples quanto parecem.

  19. 1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    VOCÊ NÃO VALE NADA – “Você não vale nada, mas eu gosto de você!”

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS – Os Gromberg são o que se pode chamar de família de sucesso. Moradores de Nova York, os membros do clã só não são bem-sucedidos quando o assunto é comunicação entre eles.

  20. Gabriela

    1) Se Gritar Pega Ladrão
    2) Macunaíma

  21. Alex Sampaio Nunes

    1) DEFUNTO CAGUETE (Bezerra da Silva)
    “Mas é que eu fui num velório velar um malandro
    Que tremenda decepção
    Eu bati que o esperto era rife ilegal,
    Ele era do time da entregação
    O bicho esticado na mesa
    Era dedo nervoso e eu não sabia
    Enquanto a malandragem fazia a cabeça
    O indicador do defunto tremia” (ÊÊÊ brasilidade haha)

    2)THE EDUKATORS (filme alemão haha)

    contato: alex_assnunes@hotmail.com

  22. Sylvio Gomes

    Música do Governo Dilma:
    Mamãe eu quero, mamãe quero mamar, dá a chupeta pro neném não chorar.
    Filme da Oposição: Esqueceram de mim

  23. 1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    Lata d’água
    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    Clube da Luta

  24. Pingback: Qual a música símbolo do governo Dilma? E o filme símbolo da oposição? | Blog do Lucas Figueiredo

  25. Ragazzi

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    Riders on the Storm – The Doors
    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    Clube da Luta (precisa explicar?)

  26. DANILO CORRÊA

    Uma boa canção, e bela, que cujo nome caracteriza a impressão expressa pela Presidenta é: Eu quero ver quem pode mais (Rolando Bolcrin).
    Já no cinema; um filme que expressa a posição da “oposição” é: Libertários (1976) – a social-democracia está para o trabalhismo brasileiro assim como o libertarismo para a social-democracia brasileira.

  27. Ricado Picoli

    Música do Governo Dilma: “Ela disse Adeus” (Os Paralamas do Sucesso) “Ela disse adeus e chorou, já sem nenhum sinal de amor (…) Lágrimas por ninguém: só porque é triste o fim. Outro amor se acabou (…) Ela não precisa mais de você. Sempre o último a saber…”

    Filme da oposição: “Acontece nas melhores famílias” (It runs in the family), com Michael Douglas. Resumo: Os Gromberg são uma família de sucesso que enfrentam um grande problema: a dificuldade de relacionamento entre eles. Mesmo com todos os integrantes da família morando em Nova York, cada um tem suas preocupações e afazeres próprios, que fazem com que eles apenas se encontrem ocasionalmente em eventos. Entre eles está Mitchell (Kirk Douglas), o patriarca da família, que relutantemente precisa aceitar que não é imortal. Alex (Michael Douglas), seu filho mais novo, vive preocupado em não cometer os mesmos erros de seu pai quando jovem. Já Asher (Cameron Douglas), o filho mais velho de Alex, está apenas interessado em amor, sexo e rock’n’roll.

  28. Ewerton

    Musica: Escravos de Jó.
    Filme: Encaixotando Helena

  29. Marcelo

    Agradeõ e parabenizo, mas já tenho todos os livros. 🙂

  30. Paulo Barão

    Musica para o Gov. Dilma.
    É autor: Gonzaguinha.

    O filme?
    Quem tem medo de Virginia Wolf?

    Paulo Barão

  31. Paulo Barão

    Musica para o Gov. Dilma.
    Mentiras -Autor: Tito Madi.
    Mentiras,foitudo mentiras
    Vc. não me amou
    Mentiras,que calam na alma
    Fazendo sofrer
    Tão meigos seus olhos
    Por Deus,nam desconfiei
    São juras,perjuras
    Que quase chorei
    Agora,desfeita a farsa
    Só resta esquecer
    Rasguei seu retrato
    Queimei suas recordaçôes
    Mentiras,cansei de ilusões

    O filme? Apertem o cinto,o pilôto sumiu!

    Paulo Barão.

  32. DANILO CORRÊA

    Lembrei-me de uma canção interessantíssima cujo nome reflete bem o momento atual da Presidenta, chama-se: Eu não tenho nada a ver com isso (de 1971, Toquinho e Vinícius), – “são os ministros os responsáveis”, deve pensar a Presidenta. O filme que também cai bem para a oposição é: O homem que queria ser Presidente (2000) – que tão pouco retrata a vida de Adhemar de Barros, também caí bem a qualquer um que se encontre na oposição (opondo-se ou não).

  33. 1) Governo Dilma: Dança da Vassoura – Molejo
    2) Oposição: O Poderoso Chefão

  34. Paulo Barão

    Musica para o Gov: Na Tonga da Mironga do Cabulête.

    O filme? Um convidado bem Trapalhão.

    Abraços.
    Paulo Barão.

  35. Saulo Humberto

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    Cartomante (Ivan Lins)
    “Cai o rei de Espadas; Cai o rei de Ouros; Cai o rei de Paus; Cai, não fica nada;”
    Acho que não vai sobrar nenhum ministro!

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    Gasparzinho
    Não assusta ninguém e quando aparece é bem camarada.

  36. DANILO CORRÊA

    Se o governo Dilma fosse uma música diria que seria: O Morro Não Tem Vez; de Tom Jobim (63/Composer Of Desafinado Plays),- linda e instrumental; seu nome diz tudo.
    A oposição? (Que oposição?) Um filme, qual seria – O Que É Isso, Companheiro?, de 1997 (Bruno Barreto) livro homônimo de Fernando Gabeira; afinal opor-se é exercer uma posição político-econômico-social contrária à vigente (deixa disso companheiro).

  37. Edgar

    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?

    Mentiras

    Alguns Mentem sobre quem amam
    Alguns Mentem sobre a verdade
    Alguma mentira para conservar suas vidas
    Alguns mentem sobre sua juventude

    Alguns menten sobre a idade e a beleza
    O conquistar do sexo
    A maioria mente sobre a noite anterior
    Uma mulher mente para um vestido do partido

    Eu menti por um momento roubado
    Eu menti para um mais indício
    Eu menti sobre a maioria de tudo
    Mas eu nunca menti pra você

    Elton John

    http://letras.terra.com.br/elton-john/139362/traducao.html

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?

    Prenda-me Se for Capaz

  38. Música para o governo Dilma: “EU SOU TERRÍVEL”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos
    Trecho da letra:
    Eu sou terrível e é bom parar
    De desse jeito me provocar
    Você não sabe de onde eu venho
    O que eu sou , nem o que tenho (…)
    Eu sou terrível vou lhe contar
    Não vai ser mole me acompanhar

    Filme para a oposição: “BANANAS”, de Woody Allen. Poderia comentar o enredo do filme, que tem conteúdo político deliciosamente provocador, mas o título é imbatível – já diz tudo.

    Parabéns pelo blog!

  39. Pedro Henrique Carinhato e Silva

    Caros,

    A música símbolo do governo Dilma é “Até quando você vai ficar ?” dos Engenheiros do Hawaii. Com relação à oposição, sugiro o filme “Eu queria ter sua vida” (The Change-up).

    Um abraço

  40. Ops! Vamos lá: a música que define o governo Dilma, até agora, é Tindolelê, da Xuxa: todo mundo tá feliz, todo mundo pede bis quando para de tocar! Já a oposição, pelo menos até aqui, me lembra o filme Assassinato em Gosford Park, porque soa pomposa, mas quando a gente chega perto tem ruídos e quando a gente acha que vai acontecer alguma que mude os rumos, não acontece.

  41. Reinaldo Morais

    -E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    “Todo mundo quase morto”.
    Título original: (Shaun of the Dead)
    Lançamento: 2004 (França, Inglaterra)
    Direção: Edgar Wright
    Atores: Simon Pegg, Kate Ashfield, Nick Frost, Lucy Davis.
    Duração: 99 min
    Gênero: Comédia

  42. Sidcley Pereira Paulino

    D+ a ideia do blog, neste um ano, em avaliar o governo através da música e cinema, e da sugestão dos leitores:
    Bem segue aí minhas respostas:
    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    GITÂ, de Raul Seixas.
    Gita, de Raul Seixas, é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a “bíblia” da religião hindu de Krishna. No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado (de Krishna). Krishna responde com frases como: “Entre as estrelas sou a lua… entre os animais selvagens sou o leão… DOS PEIXES EU SOU O TUBARÃO…. de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio… das letras eu sou a letra A… eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir… SOU O JOGO DE AZAR DOS ENGANADORES…” em que obviamente se basearam os versos de Gita.
    Tudo a ver com Dilma e seu exército em poder!

    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    MEU ÓDIO SERÁ TUA HERANÇA, obra de Sam Peckipah
    Cena marcante: quando a gangue dos “Wild Bunch”, na entrada de uma cidade sentem um mau presságio quando avistam um grupo de crianças que empurram um par de ESCORPIÕES para um FORMIGUEIRO, se divertindo com a imagem da violência no meio natural.
    Escorpiões, formigueiro, governo Dilma, oposição…tudo a ver não?!

  43. Dilma – “Tomorrow never knows”, dos Beatles. Pelo título da música e pelo verso: “It is not leaving, it is not leaving” 😀

    Oposição – “Um Dia de Cão”. O papel do Al Pacino serve pro Serra, pro Aécio, pro FHC…

  44. Reinaldo Morais

    Olá Lucas, parabéns!
    1) Se o governo Dilma fosse uma música, qual seria?
    “Más Companhias”:

    Convenci, mais de meio mundo
    Que o meu corpo não era mais seu
    Que eu estava mais do que feliz sem você

    Conheci, olhares e perfumes
    Perverti até meus bons costumes
    Inventei romances só pra te esquecer
    Mas não deu…

    Eu vou dormir
    Só pra sonhar com você
    Vou te seguir
    Não quero mais acordar, nunca mais
    Oh, never more… j’aime plus!

    Estas ruas, sempre tão vazias
    Estão cheias de más companhias
    E eu, sozinha, procurando você
    Já cansei…

    Eu vou dormir…

    Virginie & Fruto Proibido
    ………………………………………………………………………
    2) E se a oposição fosse um filme, qual seria?
    “Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado”.

  45. Jicxjo

    > Governo Dilma:
    Não Quero Dinheiro – Tim Maia

    “Vou pedir prá você ficar
    Vou pedir prá você voltar
    Eu te amo
    Eu te quero bem”

    > Oposição:
    Feitiço do Tempo
    [Groundhog Day – Dia da Marmota; com Bill Murray]

    Comédia sobre um homem que fica preso no dia mais detestável de sua vida, acordando todas as manhãs na mesma data, sendo obrigado a viver tudo de novo, e de novo, e de novo…

  46. Parabéns, Lucas, pelo primeiro ano da série.
    Meus palpites:
    Dilma: Passo do Elefantinho
    Oposição: A Pantera Cor de Rosa

  47. E parabéns, mais uma vez, pelo primeiro ano!

  48. Lucas, acho que a música que define o governo Dilma, até agora, é Tindolelê, da Xuxa: todo mundo tá feliz, todo mundo pede bis quando para de tocar! Já a oposição, pelo menos até aqui, me lembra a Marvada Pinga, da Inezita Barroso: venho pros caminho, venho trupicando, xifrando os barranco, venho cambetiando e no lugar que eu caio já fico roncando.

Deixe um comentário

