Aécio pode desistir da Presidência em 2014 e se candidatar ao governo de MG?

Aécio: mais vale um pássaro na mão em Minas do que dois voando em Brasília?

Ocorre nas hostes aecistas um movimento curioso.

Desde quarta-feira, sites e blogs ligados ao PSDB e ao senador Aécio Neves – como o Blog do PSDB em Minas Gerais – divulgam com grande estardalhaço o resultado de uma pesquisa do Instituto Sensus, de Belo Horizonte, publicada no jornal Hoje em Dia. O texto afirma, em primeiro lugar, que Aécio é hoje o grande favorito na disputa pelo governo de Minas em 2014. Em seguida, o texto informa que, entre os eleitores de Minas, Aécio figura como principal opção para a Presidência da República em 2014.

Estranhíssimo o fervor dos tucanos mineiros em divulgar uma pesquisa que, como conclusão principal, aponta numa direção até então impensável no cenário político: Aécio Neves candidato ao Governo de Minas em 2014.

Mas não é só. No sábado, a principal coluna de política do jornal Estado de Minas (Em dia com a política) publicou uma nota, digamos, singular:

“Opções petistas

A avaliação é de alguns dos petistas mais próximos ao ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Mesmo achando improvável que seja essa a opção do senador Aécio Neves (PSDB-MG), eles avaliam que Pimentel ficaria no governo Dilma no caso de a opção do tucano for a disputa pelo governo do estado. Pimentel ficaria e tiraria uma licença do cargo no momento mais importante da campanha de Dilma à reeleição.

Os petistas, no entanto, acham que Aécio não vai deixar o seu momento político de brigar pelo Palácio do Planalto.

Nesse caso, Pimentel disputa o governo mineiro.”

Reparem no cuidado do Estado de Minas em deixar bem claro que não é do jornal, mas sim de petistas próximo ao ministro Fernando Pimentel, a tese de que Aécio poderia desistir da candidatura à Presidência em 2014 (uma opção de risco) para se candidatar novamente ao Governo de Minas (uma vitória praticamente certa). A diligência do jornal ao publicar a informação deve ser contrabalançada com outra informação: até as pedras da Praça da Liberdade sabem que o Estado de Minas é porta-voz dos interesses de Aécio. Ou seja, mesmo atribuindo a informação a petistas, o Estado de Minas já assimila o fato de que Aécio pode desistir de concorrer à Presidência da República nas próximas eleições.

Tudo não pode passar de uma coincidência, é claro.

Mas, é claro também, que em política não existem coincidências.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Política

5 Respostas para “Aécio pode desistir da Presidência em 2014 e se candidatar ao governo de MG?

  1. Bruno Duarte

    Lucas.
    Sobre esse trabalho de porta-voz do Jornal Estado de Minas para o Governo de Minas, gostaria de saber sua avaliação sobre a cobertura do EM quanto ao conflito do governo com os professores estaduais da educação básica. Também seria interessante fazer um panorama da situação dos jornais e outros veículos de comunicação de Minas quanto à relação deles e o Governo de Estado.
    Obrigado,
    Bruno

    • A cobertura que o Estado de Minas faz da crise professores x governo é tendenciosa. Basicamente, linha de apoio ao governo.
      De forma geral, os meios de comunicação de Minas são subservientes ao governo do Estado. Uns mais outros menos. Jornalismo com J maiúsculo – ou seja, fiscalização e cobertura crítica – são raros.

      • Bruno Duarte

        Lucas,
        Bom saber que você não tem problema em denunciar essa relação de apoio que ocorre no Estado de MG em relação ao governo e os meios de comunicação. Diria que a cobertura dos fatos políticos em nosso Estado não é apenas tendenciosa, mas ela é falsa e ideológica. A prática de distorção dos fatos (exemplificado com a nota que você publicou), da omissão dos eventos desfavoráveis ao governo, do silencio imposto aos grupos de oposição virou costumeira.
        Diante desse cenário, louvo sua iniciativa com esse blog. Espero que você consiga sustentar sua independência e nos apresente um jornalismo de qualidade, com J maiúsculo.

  2. É o caso de pensar que tem gente plantando verde para colher maduro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s