FHC: falta a Aécio comportamento de presidenciável

Aécio, vítima do humor ácido e das críticas de FHC

Noutro dia, no seminário do PSDB no Rio, com toda a imprensa presente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou Aécio Neves de “carioca”. Foi um chiste, é claro, mas não só um chiste. Foi também uma boa espetada. Afinal, FHC sabe muito bem que, justamente neste momento, Aécio está sendo cobrado por seu posicionamento no Senado na votação do projeto de distribuição dos royalties do pré-sal. Quem lê o blog sabe que Aécio procurou favorecer o Rio de Janeiro, em detrimento dos interesses de Minas Gerais, Estado pelo qual se elegeu.

Pois bem, FHC não parou no chiste maldoso. Veja abaixo a coluna de hoje Josias de Souza na Folha.com.

Para quem não sabe, Josias escreveu, em parceria com Gilberto Dimenstein, um excelente livro sobre os bastidores do governo FHC (A história real: trama de uma sucessão). O jornalista tem boas fontes no tucanato, incluindo o próprio FHC.

xxx

FHC: Falta a Aécio “comportamento” de presidenciável

Josias de Souza, para a Folha.com

Em seus diálogos privados, Fernando Henrique Cardoso tem dedicado a Aécio Neves críticas ácidas. Na opinião de FHC, o comportamento de Aécio é incompatível com o desejo dele de ser candidato à Presidência da República.

Presidente de honra do PSDB, FHC se queixa da “ausência” de Aécio na discussão sobre os temas mais relevantes. “Ele não dialoga com a nação”, resume.

Ao esmiuçar o raciocínio, FHC declara: não se trata de antecipar a campanha, mas de escolher um rol de assuntos e se apresentar para o debate.

FHC considera ultrapassada a estratégia de esperar que o calendário se aproxime do ano eleitoral para iniciar a exposição. É tática “velha”, eis a palavra que usou.

Insinua que, desde que se elegeu senador, no ano passado, Aécio enfurnou-se no Senado. O ideal, segundo diz, é que o presidenciável corresse o país.

Acha que Aécio deveria aproveitar a atmosfera de pré-campanha municipal para visitar os municípios com maior quantidade de eleitores.

Sintomaticamente, Aécio prepara um ciclo de viagens para o início de dezembro. Deve passar por Pernambuco no dia 8, pela Bahia no dia 9 e pelo Espírito Santo no dia 10.

De resto, Aécio articula com o aliado Sérgio Guerra, presidente do PSDB, uma agenda de viagens aos municípios onde o partido dispõe de candidatos bem postos.

Na opinião de FHC, deve-se sobretudo ao vazio proporcionado pela inação de Aécio a sobrevida da candidatura presidencial de José Serra.

FHC enxerga em Serra, por exemplo, credenciais para fazer incursões no debate sobre a degradação moral da política.

Costuma dizer que sempre houve corrupção na política. Mas acha que, agora, subverteu-se a ordem das coisas: há política na corrupção.

Dito de outro modo: hoje, a corrupção, por abundante, prevalece sobre a política, ofuscando-a. “O Serra é duro o bastante para romper com isso”, acredita.

O que se esconde sob os comentários de FHC é, em essencia, uma ponta de decepção com Aécio.

Nas pegadas da derrota de Serra para Dilma Rousseff, na eleição presidencial do ano passado, FHC dissera que a fila do PSDB andara. Seria a vez de Aécio.

Daí o desapontamento. Na avaliação de FHC, Aécio desperdiça sua hora.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Política

6 Respostas para “FHC: falta a Aécio comportamento de presidenciável

  1. SONIA

    Que adianta fazer campanha antecipada como faz a aoposição e não mostra para o páis o que deve mostrar!!
    Eu prefiro o jeiot do Aécio, come pelas beiradas,ao contrário de Serra foi com muita sede ao pote e deu no que deu
    Estou contigo e não abro Aécio neves, futuro presidente do Brasil!!

  2. Ana Rosa

    se depender dos professores de MG após sua sucessão por Anastasia e o descaso, dos dois, com servidores e com a educação, a força de Aécio em MG não será suficiente para essa disputa.

  3. Helio Leite

    FHC vai no final ficar com o Serra.
    Porquê?
    O Serra tem o Malafaia, o bipo de guarulho, o aborto do chile, a Chevron, o papa, etc……

  4. Helio Leite

    Claro que o Aécio não tem estatura presidencial, em compensação sobra estatura etílica .

  5. helena

    A imprensa brasileira não é tão baratinha quanto a mineira, e com o conteúdo de um balão de gás que Aócio tem não será nada difícil eliminar sua candidatura 3 anos antes do pleito, esse nada do Aócio tem que se contentar em continuar engalobando os mineiros cegos e hipnotizados que quiserem continuar nesse relacionamento masoquista de reeleger esse playboy carioca que anseia pelo dia em que será livre pra curtir as praias e noites cariocas financiadas com o que conseguiu amealhar nessas decadas de ‘ representatividade’ politica mineira e outras cositas más e dar uma banana mais explicita para os mineiros que insistem em encher o seu saquinho exigindo que ele trabalhe por Minas. Oh gente petulante esses mineiros, exigir que Aócio trabalhe por Minas! Onsiviuisso gente?

  6. Prestes

    Acho q o rapaz seguiu os conselhos de FHC. Aécio esteve hj na feira do livro em Porto Alegre com militantes do PSDB q gritavam: “Aécio presidente!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s