Aécio e seu discurso; Minas e a corrupção

Aécio e o combate à corrupção: a realidade insiste em contradizer a propaganda

A leitora Helena chama a atenção pelo fato de eu não te comentado a pesquisa que coloca Minas Gerais no topo do ranking do risco de corrupção. A cobrança é mais que apropriada.

No dia 1º de agosto, no post Aécio e a Minas de faz-de-conta, o blog apontou contradições no discurso de Aécio para o tema combate à corrupção. Naquele dia, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, ao comentar a suposta “faxina” promovida pela presidente Dilma Rousseff no governo federal, o senador mineiro dissera:

“Não podemos cair na armadinha de acreditar que exista um esforço novo para fazer valer uma autêntica faxina institucional, enquanto o que vemos se restringir apenas a respostas pontuais à indignação da população diante de denúncias da imprensa.”

“Instrumentos simples, implementados por meio de auditorias permanentes dos órgãos federais, poderiam significar uma providência muito mais eficaz do que a simples troca de cadeiras. Em Minas, por exemplo, a criação e o efetivo funcionamento de uma rede de auditorias preventivas representaram importantes conquistas do modelo de gestão lá implantado.”

O blog rebateu:

Noves fora omitir que governou Minas tendo o enlameado PR ao seu lado, inclusive na área dos tran$porte$, Aécio tenta fazer crer que “lá em Minas” há mecanismos técnicos que servem de dique para a corrupção. Há de fato um dique que funciona contra escândalos envolvendo desvio de dinheiro público “lá em Minas” – um dique não, alguns diques: o silêncio imposto às redações, a patrolagem tucana na Assembléia Legislativa, uma grande dose de camaradagem entre autoridades que fiscalizam e autoridades que são fiscalizadas…

Três meses depois, é divulgado um estudo que aponta Minas Gerais na liderança do ranking de risco de corrupção, ao lado do Maranhão e do Pará. A pesquisa foi realizada pelo renomado Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do não menos renomado Instituto Ethos. Os dados usados são de 2009, penúltimo dos oito anos da gestão Aécio Neves à frente do Governo de Minas.

Nos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados no estudo, Minas leva a chancela de “alto risco” em quatro. Nas áreas de saúde e educação, há um dado estarrecedor: em 2009, as modalidades menos competitivas de contratação (dispensa e inexigibilidade de licitação) eram aplicadas em 62% do volume contratado, em média.

Como se vê, mais uma vez, ainda falta muito para Aécio aproximar seu discurso da realidade.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Colarinho branco, Política

4 Respostas para “Aécio e seu discurso; Minas e a corrupção

  1. Quem é deas Minas Gerais conhece bem o DIQUE da Andréa Neves: Nada sai. Nem o MP salva…

  2. Eu estava ficando para trás, mesmo. Mas o blog tarda, mas não falha…
    Continue acompanhando e citando o blog, é uma honra. Grande abraço para você e seu pai.

  3. Creio que devia aproveitar e fazer um artigo sobre flexibilização da Lei das Licitações 8.666 para obras da Copa 2014 e da Olimpíada 2016 que a base da Presidente Dilma trabalhou arduamente nos bastidores, além dos indicativos de liberação emenda.

    Seria uma matéria e tanto, meu caro, porque poderia mostrar a população que o governo federal não tem compromisso com a transparência do do SEU e do MEU dinheiro.

  4. Oi, Lucas!
    Meu pai escreveu sobre isso também na semana passada:
    http://kikacastro.wordpress.com/2011/10/29/alvoroco-no-ninho-tucano-minas-e-sao-paulo-no-topo-do-ranking-de-risco-de-corrupcao/
    A propósito, sou leitora assídua do seu blog (assino no GReader) e não raro a gente te cita por lá. Temos muito em comum com relação ao governo Aécio (e outros).
    bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s