Por que o blog incomoda?

O post Malandro pode até entrar no blog. Mas de forma respeitosa. E com nome verdadeiro suscitou um interessante comentário do leitor Xandão e uma ótima oportunidade para o debate. Transcrevo-o abaixo e em seguida faço a réplica:

 

Lucas, eu tenho nome, e está no email que você vê. Meu nick é velho na rede. Sou do Rio, só pra contextualizar e mostrar que não tenho nada a ver com o Aécio, já que não moro no Leblon e não gosto de políticos. Agora, eu percebo um antiaecismo temperado com um pró-Serrismo bem aparente no que você escreve. Serei deletado por conta disso? Tem que odiar o Aécio pra ler o seu blog?

Xandão

 

Prezado Xandão

Apesar de sua costumeira discordância em relação ao blog, você nunca teve comentários barrados neste espaço, como você bem sabe. Este é um espaço para o debate. E para os que querem debater de verdade é facultada inclusive a possibilidade de usar pseudônimos ou assinar “anônimo”. O que não permito é que se use o anonimato para desfiar insolências contra quem quer que seja (o que diga-se de passagem nunca foi o seu caso).

Vamos então ao debate.

Aponte, por favor, o viés pró-Serra no blog. Não consigo vê-lo. Provo, ao contrário, que aqui já se fez críticas ácidas a Serra (veja, por exemplo, os posts Serra vai serra abaixo; Serra tenta dar uma de malandro e faz papel de otário; O enterro de luxo de José SerraEncaixotando Serra).

Este é um blog que exercita a crítica com gosto. Quando é o caso, critica Dilma, critica Lula, critica o PT… Nos últimos posts você verá que o PCdoB aqui não foi poupado. Houve claro, nesses casos, muitos que não gostaram. E aqui mesmo manifestaram discordância.

As grandes questões, Xandão, são:

. Por que não se pode criticar Aécio?

. Por que em vez de debater o que foi publicado em relação a Aécio no blog os críticos tentar apenas desqualificar o autor do blog?

. De onde vem a onda que ataca aqueles que, como eu, furam o cerco da censura e do compadrio que protegem Aécio na imprensa?

Estão aí três questões que também valem um debate.

15 Comentários

Arquivado em Política

15 Respostas para “Por que o blog incomoda?

  1. Xandão

    Eduardo Lima, vai por mim: não tem coisa melhor pra Esquerda do que ser criticada. Eles precisam de limites, porque ideologias, de um modo geral (eu tenho, aliás todo mundo tem) já foram usadas pra fazer barbaridades mundo afora e Brasil adentro. Eu simpatizo com a esquerda, mas não duvido de nada.

    • Todos os partidos devem ser criticados. Mas acho que a Esquerda no Brasil não oferece perigo nenhum para a democracia. Até mesmo partidos raivosos como o PSTU por exemplo, aceitam disputar eleições. Um abraço!

  2. Xandão

    Lucas, não sabia que o meu comentário seria tema de debate. E é fato o que você disse: as poucas intervenções que eu fiz no seu blog foram publicadas. E isso já faz dele um espaço democrático. E sei que, na rede, tem Troll pra todos os gostos e alimentado$ por todo tipo de gente. Das Alterosas, inclusive. E mais: parece haver um pacto entre Aécio e a imprensa mineira, porque de lá só se tecem loas ao senador. Mas se você tem alguma coisa contra ele (e a meu ver tem), não é legal contextualizar antes de postar? Porque aí, pessoas como eu que gostam do que você escreve (é, só comento quanto tem crítica, mas em geral eu gosto do seu blog) vão ler sabendo o terreno onde pisam os olhos. A provocação, que causou o saudável debate, foi mais por isso. Mas concordo com você. É fácil identificar quem quer debater de quem quer bater. Bola pra frente e valeu pela lembrança. Grande abraço.

  3. Sylvio Gomes

    Caro Lucas:
    Descobri seu Blog através do Blog do Juca Kfouri e através do seu Blog descobri seus livros e através dos seus livros descobri que posso ir além da notícia e que não posso mais confiar na grande imprensa. Parabéns, se todos fossem como vc, talvez o nosso jornalismo fosse outro. Desculpa te dizer isso, mas depois da morte do Fausto Wolf, fiquei órfão e vc veio preencher o vazio intelectual que pairava na literatura e no jornalismo brasileiro. Muito obrigado

  4. Valquer

    Lucas, pode fazer uma avaliação da machete de O Globo de hoje?
    A foto do ex-presidente Lula a presidente Dilma em um importante evento para os manauaras,mas dentro de uma manchete que chamava para outro assunto, a corrupção, delator, ongs , etc. Qual seria o propósito disso?

    Obrigado!

    • A foto de Lula e Dilma de cocar é muito simbólica. E ambos sabiam exatamente disso. Por mais que o evento dos manauaras tivesse importância, é muito maior a importância da mensagem política que Lula e Dilma quiseram passar.
      No caso da manchete de O Globo, acho correto a foto estar na primeira página. Mas acho que a foto deveria estar fora da “caixa” que trata da crise no Ministério dos Transportes.

      • Valquer

        Exatamente o que pensei quando vi o jornal de manhã. Má intenção a meu ver.
        Um evento de tão grande importancia daria um bela matéria e informação ao leitor, e se quissem descer a lenha na crise ok, sei que o jornal é oposição ao governo, mas em outra caixa como diz você. Eu achei assim uma falta de compostura do jornal.

  5. O Aécio tem perdido força política a cada dia, no Brasil e também em Minas. Além de fazer uma oposição fraca ao governo de Dilma, que por sinal vai bem melhor do que eu esperava, seu afilhado político, a saber, governador Antonio Anastasia, tem feito uma lambança por aqui, principalmente em relação aos funcionários públicos. Moro em BH e não consegui ver nenhuma grande realização na gestão deste político. Para Aécio ser presidente terá de superar Lula; se não, terá de superar Dilma; se não, Serra; senão, a paulicéia; senão, no mínimo a herança de um governo censurador que não respeita liberdade de imprensa; senão, os boatos desagradáveis sobre sua vida pessoal que o Brasil inteiro já conheçe e que virão á tona tão logo ele se projete como presidenciável. Quem sabe quando estiver velhinho, à mineira, Aécio consiga “subir” a rampa como seu avô, o saudoso Dr Tancredo.

    Aqui escreve um mineiro que um dia acreditou nesse homem.

  6. Marcelo

    A política brasileira de hoje virou mero Fla-Flu. Se vc (não o Lucas, isso vale pra qq um) critica o Aécio, é pq é da turma do Serra. Se vc critica o governo, é pq é tucano. Se critica a oposição, é pq é petista (ou “lulopetista”, pra usar um termo típico desse Fla-Flu). Se não é Fla, é Flu, e vice-versa.

    Parece não haver espaço para o equilíbrio — e poucas vezes isso ficou tão claramente refletido na própria imprensa.

  7. Alexandre

    Não é apenas o Aecio que não se pode criticar.
    Tenho amigos petistas que ameaçam perder minha amizade quando eu começo fazer alguma crítica ao pt.
    Quando eu digo que a Dilma recebeu a herança maldita do lula, que são os atuais ministros, quando eu digo que na minha opinião, o lula foi um dos maiores enganadores do povo que o Brasil conheceu e que “talvez” a história um dia faça jus a ele, meus amigos ficam muito bravos.
    e classe C que virou classe média?
    e os pobres que agora não são mais pobres?
    e os benefícios da inclusão social?
    e quantos pobres agora podem frequentar uma faculdade?
    Aqueles que criticam o lula e o pt, segundo meus amigos, fazem parte de uma classe privilegiada, que não admite que os pobres agora fazem parte do Brasil, graças ao pt e principalmente a essa entidade maior chamada lula, não importa que ele seja amigo de Fidel Castro, Chavez, Kadafi, Evo Moralez e outros ditadores do mundo afora.
    Acreditem se quiser !!!!!

  8. Lucas Figueiredo, você sempre fala no movimento Minas Sem Censura. Eu gostaria de saber se você já sofreu algum tipo de ameaça, constrangimento ou qualquer outro tipo de coisa que tenha prejudicado sua carreira de jornalista em Minas por causa dos partidários de Aécio. Um abraço!

    • Em 20 anos de profissão, já enfrentei muitos obstáculos para exercer o jornalismo. Ameaças de morte, processos judiciais, pressão para que meus patrões me demitissem, sabotagem nas minhas apurações… Mas nunca me queixei, pois escolhi ser jornalista e escolhi estar na frente de batalha exercendo um jornalismo crítico.
      O fogo aecista indica que, se incomodo tanto, é porque estou no caminho certo.
      Abraço.

Deixe um comentário

