Mares Guia opera

Reunião de tucanos e “socialistas” hoje em BH: na cabeceira, tomando nota, Mares Guia

Nos últimos dias, distraído, o noticiário voltou a esbarrar num personagem dos mais enigmáticos da fauna política nacional: Walfrido dos Mares Guia.

Ex-ministro de Lula (Turismo e, depois, Relações Institucionais), raposa política mineira (espécie em extinção), Mares Guia havia encenado uma saída de cena, em 2007, quando seu nome apareceu no escândalo do mensalão do PSDB mineiro. Um azar – que fique registrado – ele ter deixado o governo Lula naquela época e, ato contínuo, ter sumido, pois era o homem talhado para contar como se dera o “nascimento” de Marcos Valério. Em 1998, Mares Guia fora o coordenador de fato da campanha à reeleição do então governador de Minas Gerais, o tucano Eduardo Azeredo, campanha esta que tirou do limbo um pobretão desimportante chamado Marcos Valério e o elevou à condição de operador de caixa dois de campanhas eleitorais. Naquela empreitada política, com escrevi no meu livro O Operador, Mares Guia discutia e Marcos Valério pagava.

Pois bem, na semana passada o novo ministro do Turismo, Gastão Veira, veio trazer à luz outros feitos de Mares Guia. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Vieira foi questionado sobre o porquê de, seguidamente, as emendas do Orçamento da União darem origem a desvios no Ministério do Turismo. Vieira respondeu: “O ministério nasce assim. Não estou criticando, mas o ministério nasce com um grande trabalho do [ex-] ministro Walfrido dos Mares Guia, que usou seu prestígio para conseguir emenda, porque praticamente não tinha orçamento”.

Hoje, em Belo Horizonte, exercitando um de seus dons, a onipresença, Mares Guia apareceu ao lado de tucanos e comunistas, em dois eventos diferentes, a articular a reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), produto de uma exótica parceria PSDB-PT-PSB. Como de costume, Mares Guia não fez barulho, não deu declarações bombásticas, não demonstrou o imenso poder que tem. Esfinge, camaleão, misturou-se aos demais presentes dando a impressão de que era apenas mais um na foto (vejam as imagens). Não era! Walfrido é o pai da criança (dessa e de outras).

Outra reunião política ocorrida hoje em BH, desta vez entre comunistas e “socialistas”. No canto direito, ele, Mares Guia

Um mistério de Minas (mais um): um empresário milionário (Mares Guia) dirigente de um partido “socialista” (o PSB) consegue unir Lula e Aécio Neves (dois possíveis candidatos a presidente em 2014 e 2018) e os comunistas do PCdoB num mesmo projeto político. Vai entender qual o cimenta dessa estrovenga.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Política

2 Respostas para “Mares Guia opera

  1. stael luiza rocha de santana

    Walfrido tirou MAres Guia (João ) do PT e o levou para o PSDB, e JOão nunca mais ganhou uma eleição. Foi candidato a vereador e deputado estadual não se elegeu. Ironia do destino, Mares Guia Walfrido foi ministro do governo Lula. Qeum sabe se Mares Guia (Joaõa) tivesse permanecido no PT, não teria outra história. Grande quadro, discurso eloquente, brilhante orador. Foi o que reservou o destino para João., o ostracismo político.

  2. Lu Pereira

    Percebo isso desde antes. O MGuia já vinha operando ostensivamente nos bastidores! Agora deus as caras. Mesmo que, de leve! Mas ele é, realmente, o grande X da questão política com a direção voltada para 2012, 2014, 2018….e por ai. Uma de suas falas, via imprensa, que passou despercebida, é assustadora. Mais ou menos assim: “Em BH, o PSB é quem decide, pois é o partido do prefeito que vai para a reeleição”. Ou seja, o “executivo político”, então desconhecido Márcio Lacerda; içado ao poder pelo PSDB e PT em 2008, com as bençãos de Pimentel e Aécio, é agora o manda-chuva da política da capital. Mguia completa: “ele ganhou musculatura”. Queria vê-lo sem o PT e PSDB. Qual seria a força dessa musculatura toda?

    Abraço
    Lu Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s