Fernando Morais com gosto de John Le Carré

Dia 19, chega às livrarias Os últimos soldados da Guerra Fria, do jornalista e escritor Fernando Morais. Li os originais e digo: o livro é estonteante.

Resumo da história: no início da década de 1990, a fim de dar um basta à onda de ataques terroristas em Cuba (127 em cinco anos), praticados por extremistas cubanos exilados em Miami, Fidel Castro infiltra nos Estados Unidos uma dezena e meia de espiões. Fingindo ser anticastristas e, em alguns casos, terroristas , os homens da chamada Rede Vespa circulam livremente pela Flórida tentando adiantar quando e como será o próximo ataque em Havana.

Depois de emendar duas biografias – O Mago (2008) e Montenegro (2006) –, Fernando Morais retorna à grande reportagem. E com maestria. Obsessivo e detalhista, o repórter fez cerca de 20 viagens a Cuba, aos EUA e ao México para arrancar 40 entrevistas com personagens que viveram no centro dos acontecimentos, entre eles, integrantes da Rede Vespa. Morais conseguiu ainda acesso aos arquivos secretos cubanos, um feito para poucos.

Espiões que seduzem seus alvos para conseguir informações, radiotransmissores escondidos na despensa da cozinha, disfarces mirabolantes (como professor de salsa), códigos secretos, bombas que explodem em saguões de hotel, pistolas dentro de bolsas e algumas lindas histórias de amor – e um tanto de lascívia tropical . Embalado num texto primoroso, Os últimos soldados da Guerra Fria tem um gostinho de Ian Fleming e John Le Carré, com uma vantagem: tudo no livro é absolutamente verdadeiro, ainda que não pareça.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Livro-reportagem

2 Respostas para “Fernando Morais com gosto de John Le Carré

  1. leslie

    Eso es lo más impactante de esa historia, realísima, aunque a algunos les resulte incríeble.

  2. Anônimo

    Esse não tem como não ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s