Aécio e a Minas de faz-de-conta

Aécio honra o nome de Minas, onde tudo é permitido, menos o escândalo

Já deu para ver a linha que o senador Aécio Neves pretende seguir em seus artigos semanais (às segundas-feiras) na Folha de S.Paulo. Seja lá qual for o assunto, sempre há um comentário do tipo “lá em Minas Gerais é diferente; é muito, mas muito melhor”.

No texto de hoje (”Arquiteturas políticas”), Aécio analisa a dita “faxina” promovida pela presidente Dilma no Ministério dos Transportes e no DNIT. Elogia aqui, critica acolá, problematiza, até que faz a tradicional pausa para o auto-elogio, travestido em loas a Minas. Vejam só:

“Não podemos cair na armadinha de acreditar que exista um esforço novo para fazer valer uma autêntica faxina institucional, enquanto o que vemos se restringir apenas a respostas pontuais à indignação da população diante de denúncias da imprensa.”

“Instrumentos simples, implementados por meio de auditorias permanentes dos órgãos federais, poderiam significar uma providência muito mais eficaz do que a simples troca de cadeiras. Em Minas, por exemplo, a criação e o efetivo funcionamento de uma rede de auditorias preventivas representaram importantes conquistas do modelo de gestão lá implantado.”

Noves fora omitir que governou Minas tendo o enlameado PR ao seu lado, inclusive na área dos tran$porte$, Aécio tenta fazer crer que “lá em Minas” há mecanismos técnicos que servem de dique para a corrupção. Há de fato um dique que funciona contra escândalos envolvendo desvio de dinheiro público “lá em Minas” – um dique não, alguns diques: o silêncio imposto às redações, a patrolagem tucana na Assembléia Legislativa, uma grande dose de camaradagem entre autoridades que fiscalizam e autoridades que são fiscalizadas…

“Em Minas tudo é permitido, menos o escândalo”, diz um ditado local. Essa é a diferença.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Colarinho branco, Política

5 Respostas para “Aécio e a Minas de faz-de-conta

  1. Pingback: Aécio e seu discurso; Minas e a corrupção | Blog do Lucas Figueiredo

  2. Pingback: Colunista da Folha, Aécio leva bronca da ombudsman do jornal por fazer proselitismo | Blog do Lucas Figueiredo

  3. Mariana

    O sábio Aécio diz: “Não podemos cair na armadinha de acreditar que exista um esforço novo para fazer valer uma autêntica faxina institucional, enquanto o que vemos se restringir apenas a respostas pontuais à indignação da população diante de denúncias da imprensa.”
    Sexta-feira os professores tomaram cacetadas da polícia em plena Praça da LIBERDADE. E a imprensa mineira denunciou? Não. O portal UAI publicou e ficou por tempo no ar.
    Esse Aécio é brincadeira…

  4. Como diz um delegado federal que conheço, Minas vive a calmaria dos pântanos…

  5. SIlvio Torres

    “Aqui em Minas” o trem é tão feio que ninguém nem comenta seu post…rs

    Só espero que a Folha esteja tendo bom proveito de$$a página semanal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s