Ontem, dois textos do blog – O humor abutre do programa Pânico e Com “jornalismo justiceiro”, CQC desrespeita Renan Calheiros e o Senado – mereceram quase trinta comentários dos leitores. A maioria, de aprovação. Uma parcela significativa, porém, era de contestação, na verdade de raivosa contestação (“Hipócrita”, “falso moralista”, “advogado do diabo”, “esse blog é um lixo” e alguns outros impublicáveis, que, por descambarem para um palavreado chulo, acabaram vetados).
Essa é lógica que mantém no ar a baixaria na TV. Uma parcela do público vive uma verdadeira catarse ao ver, na telinha, políticos serem humilhados ou jankies como Amy Winehouse serem enxovalhadas. “Politicada não merece respeito”, escreveu Felipe. A morte de uma drogada “é engraçada”, opinou um leitor anônimo. É o mesmo público que replica o preconceito contra gays, muçulmanos, obesos e outros tipos “anormais”.
Continuo acreditando que, independentemente de quem seja o defunto, um funeral não é o evento apropriado para se aplicar pegadinhas. E o Senado, mesmo que esteja infestado de gente como Renan Calheiros e José Sarney, é uma instituição que merece respeito e não um palco para stand-ups.
É triste ver os espertos da TV baixarem o nível para faturar uma grana alta. Mas é mais triste ainda ver que isso só acontece porque, do outro lado da tela, no sofá, uma parcela da sociedade a-d-o-r-a consumir detrito preconceituoso.
Lula desmoralizou o Congresso ao declarar, há algum tempo, que ali havia trezentos picaretas, aos quais ele acabou se aliando em nome da governabilidade.
Morri de rir ao ver alguém aqui defendendo Aécio Neves. Moro em MG e pude vivenciar de perto como é ter calada uma imprensa por ação abusivamente antidemocrática da família Neves. Aqui, até hoje, jornalista que fala do Aécio é demitido.
Você escreveu “Renan Calheiros e José Sarney, é uma instituição que merece respeito e não um palco para stand-ups.”
Quem merece respeito é o povo brasileiro por partes dos políticos , quem deixou essa instituição na lama foram os próprios políticos com seus roubos e desmandos, não merecem respeito porque não respeitam ninguém!
Marcos
Não confundir a instituição com os politicos que a compõe. A sociedade brasileira tem que escolher melhor os seus politicos. A melhoria na escolha demanda tempo.
Prezada, Vera.
Seria bom retirar o Aécio dessa sua lista.
Prezado Lucas,
Tambem concordo em parte. O Senado de Aecio Neves, Cristovam Buarque, Demostenes Torres, Eduardo Suplicy, entre outros, merecem todo o nosso respeito. O Senado de Renan Calheiros e outros, denigrem a instituicao por si so, muito acima e independente do que um programa poderia mostrar.
Concordo em partes com vc, Lucas.
Aquela “desrespeitada” feita com o Sr. Renan Calheiros, pra mim, foi uma das coisas mais gostosas de se ver. Sinceramente, colocá-lo no conselho de ética e a mesma coisa que colocar o Fernandinho Beira Mar no combate anti drogas…