Boa Ventura! na Revista de História

Leia abaixo a resenha crítica de Boa Ventura! – A corrida do ouro no Brasil (1697-1810) publicada pela Revista de História, da Biblioteca Nacional.

xxx

O sonho dourado luso-brasileiro

Gefferson Rodrigues

Desde que os portugueses se lançaram ao mar no século XV, a grande expectativa era encontrar ouro. Não foi diferente em 1500, quando puseram os pés na terra que batizaram de Santa Cruz. O sonho só foi plenamente realizado dois séculos mais tarde, no coração da região que formaria as Minas Gerais. Em 1697 foi feito o anúncio oficial da descoberta, dando início à exploração por meio do garimpo, principal forma de extração até 1810, quando a mineração se encontrava em situação melancólica. Então, sairiam de cena os garimpeiros e entrariam em campo as grandes Companhias de mineração. Entre um marco e outro, uma história de conflitos, riqueza, festas e miséria.

Com uma narrativa em tom de aventura, o jornalista Lucas Figueiredo atrai o leitor desde o início do livro, com a história do rei D. Luís I (1838-1889), que, endividado, foi até o Palácio das Necessidades, em Lisboa, a fim de escolher algumas relíquias que serviriam para honrar seus compromissos. Chegando lá, encontra o Torrão de Água Quente, uma pepita de ouro com cerca de 20 quilos, descoberta em Goiás no ano de 1732. A pepita ficara esquecida por décadas, e logo se quer saber qual o desfecho do caso. O livro é uma “reportagem histórica”, como o próprio autor o define. Assessorado por historiadores especialistas no assunto, “Boa ventura!” tem o mérito de manter uma bibliografia atualizada, e apresenta os fatos numa linguagem agradável para os leitores que querem se iniciar no tema do sonho dourado luso-brasileiro.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Livro-reportagem, Lucas na imprensa

2 Respostas para “Boa Ventura! na Revista de História

  1. Reinaldo Morais

    Olá, prezado Lucas,
    em BH já tem seu livro à venda? Fiquei muito interessado.
    Parabéns.
    Abração.
    Reinaldo Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s