Ser FHC é…

FHC: vaidade infinita e memória seletiva

No artigo de sua autoria publicado na Folha de S.Paulo de sábado, em homenagem a Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso se revela – por uma coisa que escreveu e por duas que deixou de escrever:

  • “De quando em vez, eu perguntava <a Itamar, que iria tomar posse como presidente da República,> quem seria o ministro da Educação, até que me indagou de chofre: ‘Você quer ser ministro da Educação?´. Respondi que não, queria apenas saber o nome de quem seria para evitar que a área fosse objeto de clientelismo. Ele sorriu, não me disse quem seria, mas assegurou que não havia perigo. De fato nomeou um nome técnico que teve ação positiva.”

O nome do colega de governo que FHC não quis mencionar é Murilo Hingel.

  • “Noutra oportunidade, diante da pressão de denúncias capitaneadas por um poderoso senador, Itamar resolveu recebê-lo e convocou a imprensa para que escutasse o que lhe diriam e para que visse abertamente como ele reagiria.”

O “poderoso senador” era o baiano Antonio Carlos Magalhães, nada mais nada menos que um dos principais fiadores das duas eleições e das duas gestões FHC.

  • “Devo a ele <Itamar> a audácia de nomear um sociólogo sem grande experiência administrativa para o Ministério da Fazenda. Mais: apoiou tudo que eu e minha equipe propusemos para fazer o que no início foi o Plano FHC e se transformou no Plano Real.”

Só FHC se lembra que, 17 anos atrás, por alguns poucos dias, o Plano Real foi chamado de Plano FHC.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Política

2 Respostas para “Ser FHC é…

  1. Rosana

    Em vez de vencer o debate pelo argumento, desmerecer o interlocutor, chamando-o de caipira e provinciano, o que, para o resto do mundo, é a mesma coisa…

  2. Pingback: Dia de fortes emoções: Dilma, Serra, Aécio e FHC juntos | Blog do Lucas Figueiredo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s