Os bastidores da incrível história do filho de FHC que não é filho de FHC (ou quando todos erramos juntos)

FHC e um equívoco que durou 19 anos

No início de 1994, quando o então presidente Itamar Franco indicou como sucessor seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, Brasília passou a respirar dilemas. Que tratamento FHC daria, na campanha eleitoral, à história do filho que tivera fora do casamento? A imprensa devia ou não divulgar a história? E se algum adversário de Fernando Henrique abordasse o assunto na TV, ao vivo, num debate eleitoral?

Já naquele ano, na capital federal, até os paralelepípedos da Praça dos Três Poderes sabiam que Fernando Henrique era pai de Tomás, de 2 anos, filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo. Mirian revelara o caso para amigos, e a história se espalhara. Enquanto FHC foi senador e ministro (Relações Exteriores e depois Fazenda), todos consideraram o assunto como sendo da esfera privada, mas na condição de candidato a presidente a coisa mudava de figura.

Não foi fácil para FHC. Ele se preparou para a eventualidade de, na campanha, ser obrigado a falar em público sobre caso. Pior: sua mulher, a antropóloga Ruth Cardoso, foi obrigada a fazer o mesmo.

As redações também se mexeram. Com receio de serem furados pela concorrência, os principais jornais e revistas do país mandaram repórteres à rua para fazer a reportagem do filho de FHC. Porém, nenhum deles publicou a história.

A apuração era apenas de uma medida profilática. A assessoria de Fernando Henrique havia costurado um pacto com os donos dos maiores meios de comunicação para garantir o silêncio durante a campanha. Um pacto que, a princípio, parecia ter dado certo. Além de nenhum veículo de comunicação ter dado a história, os adversários de FHC, por sua vez, evitaram abordar o tema durante o período da eleição.

No início de 1995, eleito presidente, FHC levou consigo os dilemas para o Palácio do Planalto. E eles haviam crescido.

Para proteger FHC, a TV Globo transferiu Miriam Dutra para Portugal. Foi a forma encontrada para “esconder” o problema do presidente da República, já que Lisboa era – e continua sendo – uma praça que gerava pouca notícia. Assim, Miriam Dutra sumiu de cena e da telinha.

A operação, contudo, deixou ainda mais evidente que Fernando Henrique tinha um calcanhar de Aquiles.

Alguns jornalistas de Brasília – e eu me incluo entre eles – passaram as pressionar as chefias para dar a reportagem do filho do presidente. O argumento era simples: como o presidente da República estava sendo socorrido pela TV Globo (uma empresa privada que detém concessões públicas), o caso tinha saído da esfera privada e evoluíra para uma perigosa ação entre amigos. Uma coisa era o cidadão Fernando Henrique Cardoso ter um filho fora do casamento, outra era o presidente da República socorrer-se com a maior TV do país para resolver um delicado problema pessoal.

As pressões foram em vão. A grande imprensa se recusava a dar a história do filho de FHC.

Em abril do ano 2000, segundo ano do segundo mandato de Fernando Henrique, o silêncio foi quebrado pela revista Caros Amigos. “Por que a imprensa esconde o filho de 8 anos de FHC com a jornalista da Globo” era o título de uma matéria de capa assinada por Palmério Dória, João Rocha, Marina Amaral, Mylton Severiano, José Arbex Jr. e Sérgio de Souza. Um repórter da revista localizou Miriam Dutra na Espanha, para onde ela havia sido transferida, e conversou rapidamente com ela. “Eu não vou falar nada sobre essa história”, disse Miriam ao jornalista de Caros Amigos. “Eu não sou uma pessoa pública. Se vocês têm algo para perguntar, não é para mim. Perguntem para a pessoa pública”, afirmou ela.

Nenhum grande jornal, revista ou TV repercutiu a reportagem de Caros Amigos.

Em 2003, FHC deixou a Presidência. E a história do filho parecia ter voltado para a esfera privada.

Em 2009, contudo, um ano após a morte de Ruth Cardoso, Fernando Henrique reconheceu a paternidade de Tomás, conforme noticiou em primeira mão a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. O caso então passou a ser tratado abertamente na imprensa. O tabu não existia mais.

Na semana passada, uma nova reviravolta. A coluna Radar, da Veja, informou que, pressionados por filhos que FHC tiveram com Ruth Cardoso, o ex-presidente e Tomás, hoje com 19 anos, finalmente se dispuseram a fazer um teste de DNA. O primeiro exame deu negativo. O segundo, também. Para espanto de todos, inclusive de ambos, Fernando Henrique não é o pai de Tomás.

Todos, sem exceção, estávamos errados.

Anúncios

19 Comentários

Arquivado em Histórias de repórter, Imprensa, Política

19 Respostas para “Os bastidores da incrível história do filho de FHC que não é filho de FHC (ou quando todos erramos juntos)

  1. E O BEBÊ DE ROSEMERY??…O LULA NÃO ASSUMIU???…. E DONA MARIZA!….QUE LOUVADA PELA PENSÃO RIQUÍSSIMAS DO LULA SINDICALISTAS OPINAR JEITINHOS NO SINDICALISMOS E CASAR PRA ELA FICAR RICAS!!!…FILHOS NA SUÍÇA!… COM BOLSAS DE INTER-CÂMBIOS INTERNACIONAL ???…

    ELA AGORA E OS FILHOS E NETOS !!…. ESTÃO RICOS!…US$ TRILHONÁRIOS!…

    E O DESVIOS DE BILHÕES DE DÓLARES!…DA PROPINAS AO PARTIDOS DO PT !!…FORAM DIRECIONADOS PARA FORA DO PAÍS !!….
    EM PORTUGAL O LULA ESTAVAS CHEIOS DE ASSESSORES ADVOGADOS PRA NÃO SER PRESO!!….LÁ FORA ELE NÃO SE LIVROU DAS ACUSAÇÕES NÃO !!!…..

    O PT COMPRA DA TELECOM (OI-TELEMAR!) EM PORTUGAL ???…..ESQUECIDOS ???…PELO LAVA JATOS ???…PROCESSO PARTICULAR EM PORTUGAL ???..IMPROBIDADES NÃO ADMINISTRATIVAS DESTE MINISTRO EM CASA CÍVIL ???…

    SÍTIOS EM ATIBAIAS SP. ????…..CADÊ O MST PRA INVADIR SE NÃO TEM DONOS ????….CADÊ ??? O FDPUTAS DO STÉDILES E SUA GANG DE GUERRILHEIROS SUSTENTADOS PELO BOLSA FAMÍLIAS ???… ???….

    PEGUEM O CPF DE TODOS ELES!!…VASCULHEM !!…QUE IRÃO ACHAR OS PODRES !!….
    E VEJAM UMA CAREAÇÃO EM CONTAS BANCÁRIAS DESTES FD PUTAS!….

    E DO EX – MINISTRO DA FAZENDA??….GUIDO MANTEGAS???..
    ELE NÃO É RESPONSÁVEL??… PELO DESGOVERNOS DA DILMA TOTAL RESPONSABILIDADES DESTE FD PUTAS!!!!!…….FOI RECOLOCADOS E MANTIDO EM SEGREDOS DA NOM ???….

    MAÇOM INTERNACIONAL!!…. GUIDO MANTEGA, MENTOR DA FALÊNCIAS DO BRASIL !!!!………
    ESTE MAFIOSO ITALIANO!!….NÃO É BRASILEIROS ??….OCUPAR CARGOS DE DIRECIONAMENTOS!…FISCAL E FINANCEIROS TOTAL DO PAÍS ???….

    O QUE FAZIAS NO CARGOS DE MINISTRO DA FAZENDAS NO PAÍS BRASIL EM DESVIAR BILHÕES PRA FORA DO PAÍS PRA OUTROS PAÍSES ????…

    ELE QUE VEIO FORAGIDOS DA ITÁLIA!!!………….CADÊ Á POLÍCIAS FEDERAL E O STJ JULGAR ESTE FD PUTAS ???…..PROPINAS DESCOBERTAS ATÉ NO STJ MINISTRO DA JUSTIÇAS DO SAFADO FILHO DO FHC O SAFADO DO

    COM Á FAZENDAS EM ATIBAIAS!….SÍTIOS AOLADO DA MATA FECHADAS DO IBAMA ???….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….SÓ OTÁRIOS NÃO VÊEM ISSO???… NEM Á POLÍCIA FEDERAL NÃO VAZOU !…ESTA INFORMAÇÃO !!!….TUDO DE AMIGOS!!!…..
    E O TRIPLEX DO GUARUJÁ SP. É DE AMIGOS ??? E O CÚ DO LULA??… É DE AMIGOS !!..TAMBÉM !!!…KKKKK ……
    ATÉ O VENDEDOR MENINO PROPAGANDAS!!… LEVOU UMA BOLADAS DE MILHÕES DE DÓLARES!!! ….E PEDIU DEMISSÃO DE MINISTRO DOS ESPORTES!!!……QUANDO Á ASSESSORES DO TAL REI PELÉ ??… QUE FOI UM GRANDE TRAIDOR DA PÁTRIAS !!!….E SOUBERAM DA VERDADES DA TRANSAÇÕES!… ERRADAS DO PTERRORISMOS FIZERAM COM Á EMPRESA PETROBRÁS SA ROUBOS!!!…. COM O BRASIL !!!…DINHEIROS NUNCA CHEGARAM AO BRASIL !!!………….DAS AÇÕES DA PETROBRÁS SA 40% METADE DA EMPRESA PETROBRAS !!!….. E Á INTERNACIONAL TODA FATIADAS !…Á PAÍSES POBRES EM TROCAS DE OUTRAS EMPRESAS EM NOMES DOS FILHOS DESTES FD PUTAS GOVERNANTES EM CADA PAÍSES!!…ONDE ELES PODEM FUGIR TRANQUILAMENTES!!….. E Á NACIONAL!…. AGORA DESMANTELADAS !!!…TOTAL PELA DILMA !!!……….E USANDO O TESTA DE FERROS!!…O SUPOSTO BRASILEIROS, MAIS RICO DA NOITE PARA O DIA???….

    EIKE BATISTAS !!…FICOU MAIS RICO???….E DA OAS E MARCELO ODEBRECHT ???….E DO QUE O GRANDE EMPRESÁRIO E BOM HOMEM!…. ANTÔNIO HERMÍNIOS DE MORAIS ???………
    EM NEW YORK !!!!………
    E A FILHA DO REI PELÉ QUE MORREU FALECEU DE DOENÇAS ACOMETIDAS E ELE NÃO QUIS RECONHECER Á FILHA DA EMPREGADAS DE SEUS PAIS!….
    MAL DOS RICOS DE NÃO QUERER DAR O QUE É DEVIDOS AOS FUNCIONÁRIOS E OS DIREITOS DE ALGUÉM QUE MERECES !!! ….MAS, NA HORAS DE GOZAR NAS COXAS DA MÃE DELA DEVE TER SIDO M MARAVILHOSO PRA ELE???..NÃO ???…GRANDE REI ????…UM GRANDE FD PUTAS !!!! …NÃO PODERIAS FAZER O DNA ???E MOSTRAR Á TODOS QUE NÃO ERAS O PAI???…MEDO DE QUÊ ??…PORQUE ERAS VERDADES !!!..NÃO USAR BAFÔMETROS Á NEGAÇÃO!…É COMPROVAÇÃO QUE BEBEU !!!….O MESMO JUIZ QUE INOCENTOU – O COMEU DINHEIROS DO TAL REI PELÉ !!!…….PRA MIM E PRA MUITOS BRASILEIROS!… FICOU MANCHADOS SUJO!!…. Tudo que ELE FEZ!…. ATÉ DO FILHO DELE O NO FINAL AGORA!…
    MELOU SUA CARREIRAS TODA!!…..ATITUDES DE NÃO ASSUMIR Á SUA PATERNIDADES!!!…..

  2. Anônimo

    QUEM É O PAI VERDADEIRO? É NECESSÁRIO ENCONTRAR O PAI DESTE GAROTO PARA INOCENTAR EFEHCE TANTO CRITICADO PELA MIDIA TV GLOBO ETC ETC ETC…TRIUNVIRATO JA EXERCITO/MARINHA/AERONAUTICA E UM NOVO CODIGO PENAL/CIVIL..

  3. Depois ele falava que Lula era fanfarrão.

  4. Dalgoberto

    Um bucho de 6 bilhões, GloboSat saneada à época.

  5. Eduardo

    Uma história de cornos! E o corno que mais pagou o pato foi o povo brasileiro!

  6. C.Liveir

    Quanta HIPOCRISIA!!!!! Essa mídia brasileira é um LIXO. Me lembro do caso Luriam filha do Lula, a qual Marisa sabia da existência, mas a mídia tanto fez e armou com a direita que Lula acabou perdendo as eleições. Não estou de forma alguma criticando a vida privada de FHC, mas é discaradamente nítido que o mesmo pau que bate em Francisco nao bate em Chico. Basta ver o que aconteceu com a história carnavalesca, do tal do Mensalão, que começou com PSDB. Mas que a mídia nao deu a menor importância, até o outro partido cometer o mesmo erro. Aí sim, todos viram e julgaram. MUITA PALHAÇADA só não exerga o golpe quem não quer.

  7. Lucas

    Ou seja, o tucano também teve um caso amoroso fora do casamento. Acabou assumindo um filho, que depois se comprovou não ser seu. Tudo verdade! Só que há uma diferença essencial, e nada desprezível: o ex-presidente tucano não alojou uma amante, que depois passou a atuar em benefício de uma quadrilha, num cargo público, no coração do governo.

    • Carlos

      Lucas,
      Acho que as vezes ou a pessoa não entende ou por conveniencia não quer entender. O caso não é somente o fato de ter filho fora do casamento ou não, de assumir ou não. A principal questão é, quanto custou aos país o tratamento diferenciado dado ao FHC pela mídia, que se fosse qualquer outro político provavelmente estaria sendo crucificado pela mídia e por anti-lulas e anti-petistas.
      Pode ter certeza que não saiu barato calar tantos interesses envolvidos na eleição de FHC em 1990, desde a tranferência da reporter para Espanha, tanto quanto suntentar durante tanto tempo uma funcionária da Globo que nunca mais apareceu na tela da emissora e seu filho.
      Outra coisa ” não alojou uma amante, que depois passou a atuar em benefício de uma quadrilha ” ?
      Voce é um bricalhão!
      Tenha certeza aconteceu coisa muito pior !

  8. Lucas

    Acho que o caso extraconjugal de FHC nada tem a ver com essa pilantragem de colocar amante em cargo público de tanta relevância, de viajar com amante às custas dos contribuintes e de colaborar, de alguma forma, para que as negociatas dela se tornassem possíveis. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, né?

  9. Pingback: A guerrilha pró Aécio no Twitter | Blog do Lucas Figueiredo

  10. Cristiane Pereira

    E cadê a mãe que não se pronuncia? Deve estar com um carããão…
    Que novela boa, essa – o melhor babado dos meios políticos, desde o caso do Renan Calheiros.

  11. alexandre

    mais estarrecedor que o relato do Lucas é o comentário do amigo tarcísio..
    muito natural um megaconchavo de todos os meios de comunicação,controlados por quatro famílias num país de 200 milhoes
    de trouxas que acham que vivem numa democracia.
    Felizmewnte a internet não permitirá que tamanha sordidez se repita.
    O desfecho grotesco desses dezoito anos me faz acreditar em justiça divina.

  12. Anônimo

    Não estavam errados. Se FHC se assumia como pai, tanto fazia na época o DNA ser dele ou não ser.

    Quem é o pai verdadeiro? Meu palpite: Itamar.

  13. Marcelo Constantino

    “A assessoria de Fernando Henrique havia costurado um pacto com os donos dos maiores meios de comunicação para garantir o silêncio durante a campanha.”

    Lucas, talvez esse ponto seja o mais significativo na história toda, acho que merecia um melhor desenvolvimento.

    Aliás, esse também foi o ponto mais significativo do famoso lapso do Rubens Ricúpero na TV — enquanto todos falavam do “o que é bom a gente mostra (…)”, eu entendia que a exposição pública do conluio entre candidato e a emissora de TV (FHC e Globo) era a grande novidade.

  14. Eu sempre admirei a figura pública de Fernando Henrique Cardoso, pela sua capacidade, cultura e educação. Essa história, desde a descoberta do suposto filho até o recente resultado do exame de DNA, na minha opinião não mancha sua trajetória política. Mas em termos pessoais, considero que o fato do jovem não ser filho dele não altera em nada, visto que se foi admitido que poderia sê-lo, há uma confissão de relação extraconjugal. Talvez em termos jornalísticos haja uma diferença entre as duas situações. Dentro da esfera familiar não, mas nesse caso só cabe aos envolvidos discutirem a questão, coisa que já deve ter sido feita há anos.

    • Mirian

      Eu concordo que a relação extraconjugal é de cunho familiar. Mas o que está em questão foi tudo que esteve por trás de tudo isso, ou seja, o quanto foi gasto para que essa notícia fosse abafada na época. Certamente para que uma notícia com essa, não fosse revelada, o poder público, obviamente gastou uma fortuna aos cofres públicos para que tudo ficasse em sigilo.

      • O PT deve ta pagando a essa mulher pra desviar as acusações sobre Lula.isso vim átona logo agora? Não faz sentido ,o q ela realmente quer?

    • O PT deve ta pagando pra essa mulher, pq depois de tantos anos, ela quer jogar merda no ventilador! Só pode ser pra tirar o foco de Lula,faltou alguma coisa pra o filho não!!!! Vai querer boa samaritana agora? Não entendi !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s