
Leôncio Martins Rodrigues sobre o Bafometrogate: "Para um candidato que tem um comportamento de playboy conta muito mal"
Quem acha que o Bafometrogate é um caso menor deveria ler a entrevista publicada na Folha de S.Paulo de hoje com Leôncio Martins Rodrigues, um dos cientistas políticos mais renomados do país. Ele diz o seguinte:
Seguramente o cacife dele <Aécio Neves> baixa bastante. Para um candidato que tem um comportamento de playboy conta muito mal. Porque o presidente da República tem que aparentar responsabilidade, seriedade. Não dá para ficar passeando em alta velocidade e se recusar a cumprir certos rituais, como o bafômetro, ter carteira de motorista em dia. Proceder dessa maneira é dizer: estou acima da lei. Isso em campanha vai ser jogado contra ele. Pioraram muito as chances dele: depois desse episódio terá mais dificuldade para agrupar o PSDB. O Aécio teria de fincar um pé em São Paulo. Ele não consegue. Você não pode ser uma liderança nacional se não conquista São Paulo.
A imagem de Lula como um beberrão foi feita por um jornalista americano e na época ninguém levou a sério o escrito. Só que nesse Brasil de desinformados isso foi usado como uma forma de ataque ao Lula, sendo que, de tão ridícula não causou “estragos políticos”.
O caso do Aécio Neves é diferente. Muito diferente.
Se imagem/fama de bêbedo e incidentes etílicos abalassem a credibilidade de político brasileiro, Lula jamais teria sido
presidente. O que estão fazendo é hiperexposição do caso com fins politiqueiros.