Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha no Twitter

A guerrilha do esquema Aécio nas redes sociais é tão agressiva quanto artificial

O poderoso esquema de apoio a Aécio Neves no Twitter foi despertado do estado de hibernação no qual era artificialmente mantido. Desde o dia 21, está no ar uma campanha contra jornalistas e blogueiros que, diante da omissão da grande imprensa, fazem na internet uma cobertura independente do Bafometrogage.

O esquema é bruto. Em vez de contestar as informações publicadas, o que seria do jogo, parte-se para a tentativa de desqualificação, agressões e ameaças veladas. O objetivo é sufocar o debate e substituí-lo pela troca de ofensas pessoais (essa estratégia chama-se troll).

Se é surpresa? De jeito nenhum.

Vinte e nove dias antes daquela blitz, o blog já tinha alertado que Aécio é “um político que tem dificuldade em digerir críticas”. E antes disso, em dezembro do ano passado, escrevi sobre o pesado esquema pilotado, dos bastidores, por Andrea Neves, para manter sempre polida a imagem do irmão. Vale repetir um trecho do post: “Enquanto à luz dos holofotes Aécio esbanjava charme, simpatia e leveza e, como Tancredo Neves, seu avô, se esmerava em personificar a conciliação na política, Andrea era, nos bastidores, a general de campo de sangrentas batalhas, o tira mau da dupla, o desgraçado dr. Hyde que assumia os pecados do impoluto dr. Jekyll”.

Veja no vídeo-documentário abaixo, Aécio Neves e o Spam, um exemplo de como funciona o esquema de guerrilha pró-Aécio na internet e de como esse esquema é tão agressivo quanto artificial. (No 13º segundo, o vídeo dá uma engasgada, mas depois continua.)

É verdade que a família Neves costuma jogar pesado contra jornalistas que trabalham em redações, como vocês podem ver abaixo no já clássico vídeo-documentário Liberdade, essa palavra, de Marcelo Baêta. (Deve-se a Luiz Carlos Azenha o resgate do vídeo no seu blog, Vi o Mundo). Na blogosfera, porém, a situação é outra. E é justamente isso que está tencionando a horda aecista: o jornalismo investigativo e independente praticado na internet.

VÍDEO-DOCUMEN TÁRIO “LIBERDADE ESSA PALAVRA” – PARTE 1

VÍDEO-DOCUMEN TÁRIO “LIBERDADE ESSA PALAVRA” – PARTE 2

VÍDEO-DOCUMEN TÁRIO “LIBERDADE ESSA PALAVRA” – PARTE 3

16 Comentários

Arquivado em Política

16 Respostas para “Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha no Twitter

  1. Pingback: Guerrilha pró-Aécio ataca o blog mais uma vez. E mais uma vez o blog desmascara a guerrilha pró-Aécio | Blog do Lucas Figueiredo

  2. Pingback: A guerrilha pró Aécio no Twitter | Blog do Lucas Figueiredo

  3. Pingback: @joaopaulom, guerrilheiro pró-Aécio que tentou abafar bafometrogate no Twitter, é servidor público indicado pelo PSDB | Blog do Lucas Figueiredo

  4. Pingback: Bafometrogate racha Aécio e Pimentel. E pode ainda sobrar para Dilma | Blog do Lucas Figueiredo

  5. gustavo

    o título chama “Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha no Twitter”; fiquei muito curioso pra ver como o coronelzinho tinha usado o twitter; mas o seu texto não menciona nem mostra nada disso. só repete os já publicados. perdi alguma parte?

    • A melhor maneira de combater o troll é ignorá-lo. Por isso não indiquei quais são os perfis utilizado pelo esquema de apoio a Aécio no Twitter, mas é fácil verificar quais são. Vá ao Twitter e faça uma busca por @_lucasfigueired.

  6. pirata z

    parabéns pelo trabalho!
    compartilhei, postando o linque pra cá, em minha página no facebook.
    abç

  7. Guaracy Monteiro

    cesinha27a: Infelizmente o povo não acorda e nem vai acordar. É triste nas é a realidade. Resta, aos que estão acordados, não caírem no sono. :/

  8. Pingback: Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha no Twitter | Paraná Blogs

  9. Falei isso no Twitter. A quantidade de robôs que surgiram no Twitter na quinta e sexta-feiras foi impressionante. Todos espalhando um artigo do João Leite defendendo o Aécio. Eles também fazem monitoramento e contra-guerrilha na Internet postando comentários em blogs e redes sociais. A do YouTube foi muito bem sucedida porque praticamente “escondeu” o vídeo do Marcelo Baêta. Será que o Azeredo aprova isso?

  10. Pingback: Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha no Twitter |

  11. Janes Rodriguez

    Maria Fro e Zé de Abreu não deixaram a peteca cair e mantiveram uma constante e atualizada saraivada de informações e desmascaramentos das manobras tucanas da “Operação abafa”. Cadê a direção nacional do PT que ainda não ativou uma estrutura de contra-ataque? Eles não apenas defendem o Aécio: vão pra cima do governo Dilma e do Lula, claro!

  12. Pingback: Aécio Neves entre a censura, o spam e o omelete | Maria Frô

  13. É isso ai amigo, obrigado por mostrar a outra face desse tal Aécio, para ver se o povo acorda e cai na realidade. E nesse caso em que ele estava na direção de um veiculo sem poder está! O mais grave é ele publicar uma nota que não fez o teste do bafômetro porque não iria continuar na direção, é uma vergonha essa desculpa.

  14. alexandre

    ontem a noite o twitter ferveu. O Zé de abreu foi incrível e a maria fro também.

  15. Pingback: Para abafar Bafometrogate, esquema de apoio a Aécio faz guerrilha … | Vivo Media Group

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s