Antes mesmo de entrar no ar, próxima novela do SBT já agita os militares

A caserna não está nada satisfeita com a próxima novela do SBT, que estreia em 5 de abril. Segundo a emissora, Amor e Revolução será “a primeira novela a retratar toda a realidade da ditadura militar no Brasil”. Pelas cenas que vazaram na internet, a trama não mostrará os militares apenas como os bandidos da história. Eles serão monstros fardados que sequestram crianças, torturam e matam a sangue frio.

O alarme soou no blog Coturno Noturno, um watchdog da extrema direita (civil e sobretudo militar) com mais de 10 mil visitantes únicos por dia, em média. “Vocês [militares], suas famílias, seus filhos, seus netos, serão tratados como cães. Serão olhados como bandidos. Como assassinos. Como a escória deste país”, escreveu no último dia 10 o editor do blog, que assina apenas como “coronel”. “A história está sendo reescrita”, afirmou ele, não perdendo a deixa para criticar a futura Comissão da Verdade e a contratação do ex-deputado petista e ex-guerrilheiro José Genoino como assessor do Ministério da Defesa.

O “coronel” não ficou falando sozinho. Até ontem à noite, havia 69 comentários ao post, todos solidários com seu desabafo.

Uma coisa é fato: o SBT vai escancarar os podres do porões da ditadura. No material que vazou na internet, há torturas em paus de arara e cadeiras do dragão (VÍDEOS 1 e 3, abaixo) e abuso sexual de presos (VÍDEO 2).

Já a esquerda armada deve ser pintada em tons amenos.  No trailer, os guerrilheiros aparecem como heróis, gente “movida à esperança”, que prega “a revolução do bem” e que, se saca a arma e atira, é apenas para ferir o inimigo (VÍDEO 3).

E a presidente Dilma Rousseff, que tudo tem feito para se livrar dos (muitos e graves) pepinos verde-oliva de sua gestão, não deve escapar da polêmica. Sua trajetória servirá de inspiração para a personagem Jandira (Lúcia Veríssimo), uma guerrilheira que é presa e torturada pela repressão (VÍDEO 3).

A trilha sonora do trailer (VÍDEO 3) é um soco no estômago. Inclui Apesar de vocêCálice  e Roda Viva, de Chico Buarque, e Opinião, de Zé Keti.

A trama do SBT influirá na realidade brasileira? As Forças Armadas aceitarão ser enxovalhados ao vivo e a cores para todo o Brasil? A parcela da sociedade que busca punição para torturadores vai aproveitar o previsível clima de comoção da novela para buscar a revisão da Lei da Anistia? Veja a seguir, nos próximos capítulos dessa novela.

VÍDEO 1

VÍDEO 2

VÍDEO 3

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em História do Brasil, Militares, Política, TV

6 Respostas para “Antes mesmo de entrar no ar, próxima novela do SBT já agita os militares

  1. Anônimo

    Parece que os colegas que postaram acima estão temerosos quanto ao procedimento do SBT mostrar a história como ela realmente foi. Só quem viveu isso sabe o que significa ficar nas mãos desses torturadores, corruptos, sujos…

  2. Elaine

    Não connsidero como parcial, mas como relato a partir do ponto de vista do agredido, pois a construção do pensar historicamente sempre é permeado por esse tipo de processo, mas até onde essa novela está baseada em pesquisas sérias e de fontes consideráveis desse período histórico? Espero que essa não seja mais uma das novelas em que o cidadão fica alienado, o pensar com criticidade não seja permitido e se torne apenas um “fabricante” de opinião às massas.

    • Cícero

      Ótimas palavras, Elaine.
      Espero que essa “narração histórica parcial”, do meu ponto de vista, ou “relato a partir do ponto de vista do agredido(!?)”, do seu ponto de vista, realmente não seja mais uma alienação de massa. Concordo com você “ipsis literis”. Não vou acompanhar pois não assisto novelas de qualquer tipo mas, com certeza, acompanharei os comentários nos mais variados veículos de comunicação. Àqueles que assistirem a novela, desejo que desperte o “senso crítico” e procurem inteirar-se melhor do assunto buscando “fontes confiáveis” e “sérias”.

  3. Cícero

    É!
    Mais uma “narração histórica parcial”.

  4. elci damasceno dos santos

    TUDO QUE ACONTECE NO SBT , EU GOSTO, PORTANTO NÃO VEJO A HORA DESSAS VERDADES VIR Á TONA, TEM MUITA COISA QUE NÓS BRASILEIROS NÃO SABEMOS,ESTOU TORCENDO PELO SUCESSO, O SBT
    MERECE. FOI ASSISTINDO O SBT QUE FIQUEI SABENDO QUEM É O SARNEY. MEUS CAROS COMPATRIOTAS , NÃO CRITIQUEM ABRACEM O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O NOSSO PAIS.

  5. ED.LIMA

    Ufa! até que enfim.Democracia é foda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s