EXCLUSIVO: Guerrilha do Araguaia/3 A poupança da revolução

O terceiro post da série sobre a Guerrilha do Araguaia mostra o bônus vendido pelo PCdoB para angariar fundos para a revolução.

x-x-x

Por não realizar, por questões doutrinárias, as rendosas ações de “expropriação” nas cidades – eufemismo da esquerda para os assaltos e roubos que objetivavam arrecadar fundos para a luta armada – o PCdoB tinha poucos recursos. Assim, no início da década de 1970, surgiu a idéia de arrecadar fundos para a Guerrilha do Araguaia por meio de “empréstimos” de simpatizantes.

Entre outubro de 1972 e outubro de 1973, período em que o Exército fez uma pausa nos combates contra a Guerrilha do Araguaia, o PCdoB lançou na região o “Bônus da Revolução”. O papel era assinado pelos “comandantes” Joaquim e Paulo (respectivamente, Ângelo Arroyo e Paulo Mendes Rodrigues) e tinha uma chancela pomposa: “Forças Guerrilheiras do Araguaia”, a Foguera (nessa época, restavam menos de 60 insurretos vivos). Cada bônus era vendido por 20 cruzeiros. Vinha com a promessa de que a quantia seria devolvida, com juros e correção monetária, após “a vitória” (leia-se, a derrubada da ditadura militar e a implantação de um “governo popular revolucionário”, ou seja, uma ditadura comunista).

Quem comprou o bônus em janeiro de 1973 teria direito hoje a aproximadamente R$ 250. Teria se a “vitória” tivesse vingado.

x-x-x

PRÓXIMO POST: Documentos inéditos do Exército.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em História do Brasil, Militares

Uma resposta para “EXCLUSIVO: Guerrilha do Araguaia/3 A poupança da revolução

  1. Pingback: Guerrilha do Araguaia | Signatários Tocantins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s