Por que Lula precisa que empresários lhe dêem um palacete de presente?

Palacete Linneo de Paula Machado

O Lula pós-governo Lula vem sendo patrulhado por uma parcela da imprensa que preferia que o ex-presidente se exilasse na Sibéria e deixasse a vida pública. Ontem mesmo, a Folha de S.Paulo noticiou que Lula, em viagem ao Rio de Janeiro, encontrava-se hospedado num hotel de “alto padrão”. Garanto que a Folha se absteria de focar no detalhe se o hóspede em questão fosse Fernando Henrique Cardoso, Itamar, Fernando Collor ou Sarney, para ficar apenas nos quatro antecessores de Lula.

Mas se a Folha errou ontem, ela acerta hoje ao informar que o petista busca um “mecenas” que compre e ceda ao futuro instituto Lula o Palacete Linneo de Paula Machado, no Rio. Instalado num terreno de 8 mil metros quadrados em Botafogo, o casarão em estilo francês, do início do século XX, é de fato um imóvel soberbo – e caro. Recentemente, o palacete foi alvo de uma negociação fracassada na casa dos R$ 10 milhões.

Lula não deve incorrer no erro de Fernando Henrique, que, terminado o governo, passou a sacola no empresariado e numa estatal paulista, a Sabesp, para montar seu milionário instituto, o iFHC. É óbvio que Lula tem direito de montar seu instituto, e que este deve ter uma sede e estrutura dignas de um ex-presidente. Não é ético, contudo, que Lula recorra a empresários para fazê-lo.

No poder, o petista errou ao dar proteger a aliados que mantinham relações promíscuas com o empresariado. Foi, por exemplo, o que aconteceu no caso do mensalão, que manchou a história do PT e em relação ao qual Lula nada fez para purgar os pecados do partido. Agora, fora do Planalto, Lula sinaliza não ter mudado de postura. Mais uma vez, embola o público com o privado – um câncer que contamina a sociedade brasileira e que, para ser extirpado, precisa em primeiro lugar de bons exemplos.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Política

3 Respostas para “Por que Lula precisa que empresários lhe dêem um palacete de presente?

  1. susana

    Porque Lula não volta lá para a Terrinha dele no Nordeste e sai de cena de uma vez ? Não chega já de ter um presidente analfabruto ainda temos de o aturar agora ?

    • Juan

      Susana, seu preconceito assusta… Com seus erros e acertos, gostando dele ou näo, devemos reconhecer no Brasil que Lula ainda é um lìder carismático, admiradíssimo no mundo inteiro. Só um exemplo: no ano passado foi citado 661 vezes no jornal espanhol El País. Este ano, 282, até a data de hoje. E você pode ver que a maioria das materias säo positivas, uma mudança radical na imagem do nosso país no mundo. E esse “analfabruto” como diz você, é hoje doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, só para citar um dos títutos ou premios que ele tem…

  2. Pingback: A guerrilha pró Aécio no Twitter | Blog do Lucas Figueiredo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s