Exclusivo: a íntegra da carta da associação dos agentes secretos

Leia primeiro o post anterior: “Quem vai mandar no serviço secreto?”.

A Aofi (Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência) congrega 150 agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência, o serviço secreto brasileiro). É uma dissidência da Asbin (Associação dos Servidores da Abin). Na carta enviada à presidente Dilma Rousseff com data de 18 de janeiro de 2011, a Aofi pede mudanças no desenho institucional do serviço secreto. Um dos argumentos é forte: a atividade de inteligência desenvolvido na Abin ainda é “refém do legado do Serviço Nacional de Informações (SNI) criado pela ditadura”.

Aqui, a íntegra da correspondência: Carta Aofi

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Inteligência, Militares, Política

5 Respostas para “Exclusivo: a íntegra da carta da associação dos agentes secretos

  1. Pingback: Agentes secretos unidos jamais serão vencidos? | Blog do Lucas Figueiredo

  2. Herbert

    O SNI não torturou nem prendeu mas apontou quem devia ser torturado e preso. Qual a diferença, portanto, entre estes agentes de informações e os torturadores? Para mim, nenhuma. Talvez esses últimos – os torturadores – fossem um pouco mais honestos consigo mesmo do que aqueles que acham que estão isentos de culpa por não terem manchado a mão com sangue.
    E a “eficiência” do SNI é tão falsa quanto essa suposta dignidade, já que a sua estrutura era fruto de um estado autoritário e só funcionava com base numa lógica de coerção e medo.

  3. Pingback: Governo vai reformular estrutura de Inteligência « CartaCapital

  4. Quem dera os atuais “agentes secretos brasileiros” tivessem o mínimo de capacitação que tinha o pessoal do SNI. O “serviço secreto da ditadura” pelo menos tinha um programa claro de atuação, com objetivos bem definidos (concorde-se ou não com tais objetivos) e conseguia manter comunicação com os demais ministérios e instituições governamentais, fazendo-se proficiente no que se propunha. E nem venha com a conversa fiada de repressão, tortura e outros mitos. Nunca se soube de alguém ter sido sequer detido por algum membro do SNI.

  5. Pingback: Tweets that mention Exclusivo: a íntegra da carta da associação dos agentes secretos | Blog do Lucas Figueiredo -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s