Sobre o autor

TocoO jornalista e escritor Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968.

Recebeu três vezes o prêmio Esso, duas vezes o prêmio Vladimir Herzog, além dos prêmios Jabuti, Imprensa Embratel e Folha de S.Paulo, entre outros. Foi agraciado com o Mérito Grandes Jornalistas, concedido aos 15 jornalistas brasileiros mais premiados no período 1995-2010 de acordo com o ranking Jornalistas & Cia.

Entre os mais 20 meios que veicularam suas reportagens estão Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Carta Capital e rádio BBC de Londres. Realizou coberturas na Suíça, Itália, França e Inglaterra, em Liechtenstein e Portugal, no Benin, nos Estados Unidos, no Canadá, na Argentina, no Peru, Paraguai, Uruguai e Haiti.

Foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco.

É autor dos livros-reportagem Morcegos negros, Ministério do silêncio, O operador, Olho por olho e Boa ventura! (leia mais sobre os livros de Lucas Figueiredo aqui).

Atualmente, escreve a biografia de Tiradentes, que será publicada pela Companhia das Letras em 2015.

Seu nome batiza a Sala de Leitura Lucas Figueiredo da ala de detentos do presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

57 Respostas para “Sobre o autor

  1. Igor Guilhen

    Sr. Lucas, boa noite. Estou no fim de sua obra Ministério do Silêncio e nao posso deixar de critica-la. O livro tem informacoes preciosas sobre o tempo da Ditadura e isso é louvavel, mas creio que ele peca pelo esquerdismo que transborda do livro. Gostei do livro ate chegarmos ao periodo da presidencia de Joao Baptista Figueiredo. Dali pra frente, ouso dizer que a ideologia o atrapalhou. Por diversas vezes vi julgamentos do autor, seus, em relacao a producoes intelectuais do antigo SNI, totalmente equivocados. Se for de seu interesse, cheque o julgamento sobre o trecho do do Projeto SNI transcrito a fl. 416 di livro: a analise do SNI é a mais pura verdade. É certo que na epoca em que o livro foi escrito nao se poderia garantir que o SNI estivesse correto ao dizer que a URSS nao se extinguia, mas se reinventava para prosseguir no objetivo sempre almejado. Por nao se poder garantir, seria de maior responsabilidade criticar com parcimonia. Temos hoje, 25 anos apos o fim da Guerra Fria, um mundo em que o embate capitalismo x socialismo volta a ser protagonista da historia, o que 99% das pessoas nao conseguem ver, vez que a educao politica e de historia de hoje é desprezivel. Tenho 25 anos, nao falo no auge da experiencia. O PT vem destruindo o pais com seu Bolivarianismo e nem mesmo o confisco de imoveis de Nicolas Maduro anunciado na imprensa hoje é mais capaz de gerar a conscientizacao da grande massa “mal educada”. Minha critica é apenas essa: creio que o livro nao deveria achincalhar questoes importantes como as evidencias da permanencia e reinvencao da cultura comunista, pois como bom reporter-historico que é, deveria o senhor saber que a historia deve ser analisada a distancia e nao tao de perto, nao importando se a ideologia do observador é de direita ou esquerda. Acho que o livro peca muito nesse sentido e ao inves de somente gerar ogeriza aos horrores da ditadura, acaba por, para leitores mais atentos, serem uma obra de desinformacao mesmo contida de quilos de informacoes. Acho que essa habilidade tambem é merecedora de parabens.

  2. Eliezer Borges

    Olá Lucas, li seu livro Boa Ventura, sobre a corrida do ouro aqui no Brasil e venho parabeniza-lo pela incrível obra, a leitura foi excelente. Obrigado.

  3. Violeta Estrela

    Estou vivendo um momento bastante difícil com essa coisa de mensalão e seus desdobramentos. Na busca de textos, para um melhor entendimento de tudo isso, encontrei você. Estou impressionada e aliviada. Esse espaço será o meu porto seguro. Parabéns e obrigada.

  4. Tenho o seu livro MINISTÉRIO DO SILÊNCIO – a História do Serviço Secreto Brasileiro de Washington Luís a Lula – 1927 – 2005. Já o li umas 15 vezes, por inteiro e, de vez, quando , percorro os pontos que me interesam. Servi ao Exército, no Batalhão da Guarda Presidencial, e neste, em 1964, vivi os dias de prontidão de 23 de Março até 1º de Maio daquele ano, quando termino a prontidão, devido à posse de Castelo Branco. E o General Fernando Cardoso, da ABIN (Ex-Ciex e SNI), era na época, Tenente em nossa Unidade. Conheci ao vivo vários dos militares citados na obra, tipo ODILO DENYS, GOLBERY e NEWTON CRUZ, dentre outros.
    Seu livro reacendeu em minha memória, as brasas que estavam virando carvões. Conheci Brasilia em 63 e todos os anos volto lá, no BGP, para a comemoração do aniversário da Unidade. Você e o ELIO GASPARI são os relatores mais fiéis dos episódios daqueles dias de turbulência, que os militares chamam de Contra Revolução e os membros do atual governo teimam em chamar de Ditadura e Anos de Chumbo. Só que vc relata apenas os aspectos do Serviço Secreto dos vários governos militares, alinhavando um governo ao outro, os vários coroneis e generais que pelo Serviço passaram. Gosto demais de seu livro. Agora preciso dar um jeito de conseguir o ORVIL. E te-lo como o livro de cabeceira. Parabéns pelo trabalho que presta com sua informação sobre os anos de 64 até os dias atuais. Um abraço. NEOCLAIR APARECIDO RIBAS – XEREM – do BATALHÃO DA SAUDADE DE ARARAQUARA -xerembgp@hotmail.com.
    Meu blog: blogdobsveteranosdobgp.blogspot.com,

  5. Camilo

    Olá, Lucas, é bom ver um canal de contato ATIVO para autores importantes.
    Estou tentando comprar o “Morcegos Negros” para minha esposa, que é historiadora, e não acho em lugar algum.
    Tens alguma dica de local (virutal)? Ou, ainda, tem como comprar direto contigo?

    • Obrigado pela mensagem, Camilo. MORCEGOS NEGROS está esgotado na editora e de fato é difícil encontrá-lo nas livrarias. Mas o site Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) vende exemplares do livro (novos e usados). Grande abraço.

  6. Igor Menezes

    Rapaz, Ministério do Silêncio é realmente uma obra-prima. Parabéns pelo excelente trabalho. Espero em breve ter livros novos para melhorar o final do dia. Abraços e sucessos, sempre.

  7. Anônimo

    Lucas,
    Meu nome é Eliane Figueiredo, de Macaúbas – Ba .Em pesquisa, sobre João Portela Dantas, a unica referencia que encontrei foi sua obra, gostaria de saber mais sobre ele, você poderia me ajudar?

    • Eu citei ele no livro Ministério do Silêncio, era uma aspa de um documento antigo do serviço secreto. Não tenho mais informações além do que foi publicado, infelizmente.

      • Anônimo

        De qualquer forma muito obrigada por sua atenção.Mas valeu, atirei no que vi acertei no que nao vi!!! Seu blog é muito especial de visitar, serei visitadora frequente. Mais uma vez obrigada.

  8. Aldemar dos Santos Nunes Junior

    Tenho 27 anos de idade, sou bancário e sempre gostei de ler sobre política e economia brasileira nos livros didáticos de história. No entanto, os livros; O Operador, Morcegos Negros e Ministério do Silêncio foram os mais esclarecedores e empolgantes que li sobre a história recente brasileira. Talvez pessoas da minha geração necessitem destes livros para entender melhor o país. Livro de igual didática aos anteriormente citados, somente, o da Miriam Leitão (Saga Brasileira). Agradeço por tê-los escrito e espero mais publicações. Abração!

  9. Regianne

    Boa tarde!
    Preciso falar com você!
    Por gentileza, gostaria de saber como posso entrar em contato com você? Tem algum telefone ou Email.

  10. João augusto

    Caro Lucas,
    Como professor e pesquisador da história recente deste país, tenho lido seus livros (Morcego, Ministério e o Operador), e fico sempre admirado com a tua capacidade de buscar e conseguir extrair o melhor de suas fontes gostaria de sugerir mais alguns temas para você, tipo: A Guerrilha do Araguaia, As privatizações de Collor a FHC, as “aventuras” de Zé Dirceu etc.
    Um Grande abraço,
    João Augusto (Recife – PE)

  11. Jacovós

    poderia me esclarcer sobre a foto no caput do blog? vc faz parte da foto?
    apenas curiosidade de policial? o blog é muito bom.

  12. MÁRCIO

    Olá Lucas!
    Sempre visito seu blog, já li um de seus livros e até sugeri a biblioteca do meu trabalho que compre suas obras, pois admiro o que você escreve. Elogios à parte, queria saber se você não teria nenhum projeto para tratar deste assunto:http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/os-poroes-da-privataria.html.
    Esse deveria ser mais um livro seu!! pois o que está aí apontado no link parece que virou lenda…

  13. JAW

    Morcegos Negros, precisa de uma segunda edição. Abs.

  14. Ivan Paulo

    Gostaria apenas de deixar os meus parabéns para o jornalista e autor Lucas Figueiredo. Gosto muito do seu trabalho. O último que recentemente adquiri e devorei foi “O Operador”. Depois dessa aquisição a única publicação sua que me falta é “Morcegos Negros”. O “Boa Ventura!”, que já está em mãos, aguarda apenas um momento mais calmo para apreciá-lo, depois do período de aulas, já que temática mais historiográfica coincide com minha formação. Obrigado e, novamente, parabéns Lucas Figueiredo.

  15. Cristiana Muzzi

    Oi Lucas! Só hoje fiquei sabendo do seu blog. Já andei navegando por aí e estou adorando. É sensacional, como tudo que você escreve. Vou acompanhar sempre.
    Beijo para você, a Mariana, o Mateus, O Inácio e a Tereza (que estou louca para conhecer)

  16. Rafael Fernandes

    Parabéns pelos textos muito bem editado e de caracter contemporâneo, o que ajuda em demasia para os estudos no campo de História, um matéria que esta em constante mudança e contínuo rompimento com a linguagem e o ensino de seus conteúdos, que são tratados de forma tão arcaica e ligado amplamente com os pensamentos nacionalista de guerra-fria e ditadura dos anos 80.

    Um grande abraço! Boa sorte em mais um de seus livros Jabuti, e com certeza, escreva mais um rumo a este renomado premio, conquistado por você, admiravelmente alias.

    Parabéns pelo belo trabalho.

  17. j.r.duran

    Um abraço, Lucas. Nosso caminhos continuam se cruzando.

  18. Oi querido, continua lindo como sempre! Encontrei seu blog no twitter com citação do meu amigo deputado estadual Carlin Moura (PCdoB).
    Parabéns pelo sucesso, estou te seguindo! Ui!

  19. Blog simplesmente fantástico. Vi sua lista de livros publicados e são assuntos que interessam muito a mim e a muitos amigos meus. Vai pra minha lista de favoritos e para minhas indicações no facebook com certeza. Parabéns pelo trabalho e continue tirando as vendas de muitos que ainda se importam com a verdade.

  20. Quem faz jornalismo investigativo perscruta indícios obscuros no encalço da fatal verdade factual e inapelável; não teme o aguilhão da autoridade, nem ameaças de morte. Em seu laborioso trabalho, Lucas Figueiredo põe a nu histórias que o cidadão quer tanto saber e os poderosos querem tanto esconder.

    Vida longa ao seu talento.

  21. Elton Santos

    Estou conhecendo vc agora. Depois de uma topada na estante da Livraria Cultura no Pátio Brasil (um shopping aqui de Brasília). Na verdade foi uma pequena curiosidade. Isso porque estava lendo o “Noticias do Planalto”, que fala sobre o ex-presidente Collor e como o conteúdo do seu livro refere-se ao ex-presidente Collor, quis estender a minha leitura sobre o tema. Estou gostando muito. Parabéns!!!

  22. Tchê, depois de ter lido teu Ministério do Silêncio (até agora o único que li de tua autoria) iniciei uma viagem para dentro daqueles anos. Hoje, através de Gaspari, creio que vá ainda me aprofundando. Por quê? Oras: não se pode entender o Brasil sem entender pelo menos um tanto de sua história recente. Na real, creio, não se pode sequer dizer-se brasileiro.

    Obrigado por ter me proporcionado aquele abrir de olhos. Vamos adiante!

    Abraço.

    Marcelo Labes.

  23. Wellinghton Lemos

    Um grande abraço Lucas,

    Seus livros são muito instigantes e tem uma temática muito interessante sobre a espionagem no Brasil, nos tempos de SNI e ditadura. Gostaria de encaminahr um email. Estou escrevendo um livro de ficção e fatos históricos relacionados aos agentes do SNI, estão servindo de inspiração no meu livro. Gostaria de laguns esclarecimentos.

    Desde já
    um abraço

    Wellinghton Lemos

  24. Jack

    Parabéns, não só pelo blog, como pelo conjunto da obra. Vendo essa notícia (link abaixo), a melhor escrita sobre o tema nos últimos dias, constato que sua obra é admirada por pessoas que realmente entendem do assunto. Permito-me coloca-a entre as de autores como Cepik, Priscila Brandão, Sherman Kent, Numeriano e outros.

    http://www.jornaldaimprensa.com.br/Editorias/14018/A-revolta-dos-carcarás

  25. Yago Figueiredo

    Sempre vou estar aqui lendo suas notícias. Parabeens!

  26. Tiago Castro Pantaleao

    Lucas, muito legal poder acompanhar seu trabalho pelo blog.
    Parabéns! Gosto muito de como você escreve.
    Um beijo pra você e toda a família.

  27. Prezado Lucas

    Li “Morcegos Negros” alguns anos atrás e agora estou lendo “Ministério do Silêncio”. Sua escrita é clara e envolvente. Parabéns pelo trabalho e sucesso!!

    Abraços

  28. Maria Inês

    Você sabe o quanto eu me orgulho de você. Serei sua maior seguidora. Sucesso, como tudo que você faz. Beijos.

  29. Andréa Campos Rocha

    Querido Lucas, Parabéns pelo blog! Terei maior prazer em acompanhar! Abraços

  30. Ana Paola Amorim

    Caro Lucas,
    o jornalismo é a arte (ou talvez o ofício, mais fiel ao sempre mestre Cláudio Abramo) de contar história. Óbvio, não é? Mas cada vez mais raro. Então ficamos tão felizes com seu trabalho. Nada como uma história bem contada, bem apurada, detalhada. Sorte, meu amigo!
    forte abraço,

  31. Leila

    Olá, Lucas! Já adicionei o seu blog ao meu “favoritos”. Os textos são bem escritos, as opiniões são pertinentes, enfim, um excelente trabalho. Ficarei atenta sempre.
    Abraço,
    Leila (BH)

  32. Paulo Roberto

    Parábens,
    literatura fácil de se entender, gosto muito da maneira que relata os fatos, desejo sucesso sempre e pode estar certo que estarei a visitar sempre seu blog , abraços de seu amigo e admirador,
    Paulo Roberto

  33. Parabéns, pelo blog, muito sucesso, continue assim.
    abraço
    Alysson

  34. jacque farid

    Lucas, que texto maravilhoso e que história sensacional. Estarei sempre por aqui, beijo!

  35. Lu Pereira

    Parabéns pelo blog Lucas! Estarei sempre por aqui. Grande abraço! Do amigo Lu Pereira

  36. Pedro Silveira

    Parabéns! Tem muita gente ansiosa pra ler as histórias que serão narradas aqui!

  37. Lucas, parabéns pelo blog. Começou muito bem. Vou acompanhar. Abs do amigo Gleber Naime

  38. Parabéns Lucas pelo blog. Já não era sem tempo.
    Sucesso! Vamos visitá-lo sempre.

    Um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s