Andrea Neves candidata a governadora de MG?

Andrea Neves: braço direito, cabeça e cotovelos de Aécio

Isso mesmo! É o que muita gente começa a se perguntar: a irmã mais velha de Aécio Neves (PSDB), estrategista-mor, mentora e leão-de-chácara do senador mineiro, estaria disposta a sair das sombras para se candidatar a governadora de Minas Gerais em 2014?

O primeiro alerta foi dado dois meses atrás pelos repórteres Jorge Félix e Denise Motta, do IG. Na época, Andrea, até então avessa à exposição pública, fizera o inimaginável: participara de um programa popularesco de TV para divulgar projetos do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), instituição do governo de Minas presidida por ela.

De lá para cá, Andrea vem aparecendo cada dia mais. Ora falando do centenário do avô Tancredo Neves, ora divulgando os programas do Servas.

Nesta semana, Andrea deu mais passo – um não, dois – para projetar-se publicamente. Inaugurou um perfil no Twitter (@AndreaNeves_) e um blog (andreaneves.com). Em ambos, ela privilegia temas, digamos, humanitários, como a assistência social (já fez um post sobre a organização Médico Sem Fronteiras e dois sobre iniciativas do Servas) e a luta pelos direitos civis (relembrou a famosa marcha em Washington em 1963). Andrea também faz posts “fofos”, como o de uma propaganda fofa de água mineral e o de uma senhora fofa dos Estados Unidos que recolhe e divulga segredos de anônimos. (Ah, e como deixar de citar a epígrafe fofa do blog? “Felicidade se acha é em horinhas de descuido”/Guimarães Rosa.)

Por que Andrea decidiu agora esculpir sua imagem com o cinzel da doçura, do espírito público e da preocupação com os desvalidos? Talvez por dois motivos.

O primeiro deles: amainar a fama de articuladora casca-grossa de Aécio (releia aqui um antigo post em que se escrevi: “Enquanto à luz dos holofotes Aécio esbanjava charme, simpatia e leveza e, como Tancredo Neves, seu avô, se esmerava em personificar a conciliação na política, Andrea era, nos bastidores, a general de campo de sangrentas batalhas, o tira mau da dupla, o desgraçado dr. Hyde que assumia os pecados do impoluto dr. Jekyll”).

A quem diga, porém, que a toda poderosa Andrea não deseja apenas lustrar seu perfil. Ela estaria interessada também em candidatar-se a governadora de Minas em 2014. Difícil, difícil… Mas não impossível. Vejamos porquê.

Uma possível candidatura de Andrea poderia fortalecer o projeto Aécio Presidente. Isso porque, se realmente disputar a vaga do Palácio do Planalto em 2014, Aécio, mais do que nunca, precisará de Minas a seu lado.

Acontece, porém, que o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), cria de Aécio, não poderá concorrer à reeleição. E o PSDB não tem nomes fortes para a disputa.

Do outro lado do ringue, porém, no PT, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) é nome forte nome para o Palácio Tiradentes. Ou seja, se o PT vier encorpado na eleição de Minas em 2014, Aécio partirá manco para a disputa nacional com Dilma Rousseff (se é que ela vai realmente se candidatar à reeleição).

O quadro mudaria de figura, entretanto, se Andrea entrasse no páreo. Para grande parte do eleitorado, ela seria vista como uma extensão natural do irmão e do avô. Seria mais ou menos como ter o slogan “vote em Andrea e elege o Aécio 2.0 e o Tancredo 3.0” – um mote poderoso, já que Aécio é um fenômeno de popularidade, e Tancredo, uma unanimidade, quase santo.

Para o mundo político, a candidatura de Andrea teria ainda mais significados. Até as palmeiras imperiais da Praça da Liberdade sabem que Andrea é a grande avalista do projeto Aécio Presidente. Ela não é apenas o braço direito do irmão. É a cabeça. E, quando necessário, os cotovelos.

Não há dúvida de que Andrea candidata a governadora inspiraria poder, capacidade e temor suficientes para, como dizem os cronistas, construir um amplo leque de forças políticas. Ademais, o atual cenário político é favorável a mulheres fortes, sobretudo àquelas com “sensibilidade social”.

Como diria o inefável ex-senador Mão Santa, atentai! Se conseguir se repaginar, Andrea é um baita nome para 2014.

About these ads

12 Comentários

Arquivado em Política

12 Respostas para “Andrea Neves candidata a governadora de MG?

  1. Anônimo

    hahaha eu rí e lí.
    Chorem, esperneiem, vai candidatar e ganhar de novo de novo e de novo. Por causa de imprensa? por causa de Tucano? parem com o choro. Não tem outro candidato, não existe, ganha porque é melhor que os outros, as urnas vão dizer isso, ou vocês vão falar que porque perderam não valeu, foi mutreta?
    Não precisa ser a Andrea pode ser qualquer outro. oposição perde pra ela mesma.

  2. Nilson

    Boa sorte. Creio tratar-se de pessoa preparada para o exercício do governo. Chega de alpinistas sociais tentando alcançar riqueza e fama através de cargos públicos. Esta moça ao menos tem pedigree.

  3. Lucas, estão dizendo na bloguesfera que a minissérie da Globo, O BRADO RETUMBANTE, é pra fazer campanha para Aécio Neves, pois o personagem principal, o presidente, é muito parecido com o senador de Minas Gerais. O que você acha?

  4. O ato falho com Palácio “Tiradentes” já é um auto-comentário.

    • O ato falho foi meu, desculpo-me. Agora descobri que a bilionária obra de Aécio serviu para mudar o nome da sede do governo de Minas de Palácio da Liberdade para Tiradentes. Mas o meu comentário se deve à seguinte informação disponível na wikipedia: “O Palácio Tiradentes localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro”.

      Combina com Aécio e sua irmã (Deus não nos ouça). Será que com Pimentel também?

  5. Lu Pereira

    Curuz…
    Lu Pereira

  6. Jackson Miller

    Minas precisa de pessoas pra inovar e não pra retomar a construção de oligarquias de elite. “NEVER” jamais

  7. Dudu

    Eh, desse jeito a imprensa “mineira” prosseguirá sendo “nevista” para todo e temido sempre.

  8. Luiz

    Que Deus nos poupe. O irmão já é um encosto, imagine dois.

  9. Faço votos para que não cole. Não dá pra confiar em tucanos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s